AULAS - 2o. Semestre de 2011
Aula | Atividade |
02/08 | Aula 1 |
04/08 | Aula 2 |
09/08 | Aula 3 |
11/08 | Aula 4 |
16/08 | Aula 5 |
18/08 | Aula 6 |
23/08 | Aula 7 |
25/08 | Aula 8 |
30/08 | Aula 9 |
01/09 | Aula 10 |
06/09 | Aula 11 |
08/09 | Aula 12 |
13/09 | Aula 13 |
15/09 | Aula 14 |
20/09 | não haverá aula |
22/09 | não haverá aula |
27/09 | Aula 15 |
29/09 | Aula 16 |
04/10 | Aula 17 |
Aula | Atividade |
06/10 | Aula 18 |
11/10 | não haverá aula |
13/10 | Aula 19 |
18/10 | Aula 20 |
20/10 | Aula 21 |
25/10 | Aula 22 |
27/10 | Aula 23 |
01/11 | Aula 24 |
03/11 | Aula 25 |
08/11 | Aula 26 |
10/11 | Aula 27 |
15/11 | Feriado |
17/11 | Aula 28 |
22/11 | Aula 29 |
24/11 | Aula 30 |
29/11 | não haverá aula |
01/12 | não haverá aula |
06/07 | não haverá aula |
08/07 | não haverá aula |
Aula 1
Tema Estudado:
- Software e Engenharia de Software
Leituras Recomendadas:
- "O Escopo da Engenharia de Software" - Capítulo 1 - Stephen R. Schach
- "Engenharia de Software: Os Paradigmas Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 2
Tema Estudado:
- Modelos de Ciclo de Vida de Software
Metas Pedagógicas:
- Ciclo de Vida de um Software
- Modelo Ideal de Desenvolvimento: Requisitos, Análise, Projeto, Implementação
- Iteração e Incremento
- Ciclo de Vida Codificar e Corrigir
- Ciclo de Vida em Cascata
- Ciclo de Vida de Prototipagem Rápida
- Ciclo de Vida com Software Aberto
- Ciclo de Vida para Processos Ágeis
- Ciclo de Vida Sincronizar e Estabilizar
- Ciclo de Vida Espiral
- Comparação entre os modelos de Ciclo de Vida
Leituras Recomendadas:
- "Modelos de Ciclo de Vida de Software" - Capítulo 2 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
- "Software Life Cycle Models" - Chapter 3 - Stephen R. Schach - "Object-Oriented and Classical Software Engineering", 5th edition,
McGraw-Hill.
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Aula 3 
Tema Estudado:
- O Processo de Software
Metas Pedagógicas:
- Processo de Software
- O Processo Unificado
» História do UML (Unified Modeling Language)
» A Importância da Modelagem
» Fluxo de Trabalho de Levantamento de Requisitos
» Fluxo de Trabalho de Análise
» Fluxo de Trabalho de Projeto
» Fluxo de Trabalho de Implementação
» Fluxo de Trabalho de Testes
» Manutenção Pós-entrega
» Retirada do Produto
» As Fases do Processo Unificado
» Fase de Concepção
» Fase de Elaboração
» Fase de Construção
» Fase de Transição
- Modelos de Maturidade de Capacidade (CMM - Capability Maturity Model)
- Outras iniciativas para o aperfeiçoamento de processos de software: ISO9000, ISO/IEC 15504, Seis Sigma, etc.
Leituras Recomendadas:
- "O Processo de Software" - Capítulo 3 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
- "The Software Process" - Chapter 2 - Stephen R. Schach - "Object-Oriented and Classical Software Engineering", 5th edition,
McGraw-Hill.
- "Processo: Uma Visão Genérica" - Capítulo 2 - Roger S. Pressman - "Engenharia de Software", 6a. edição, McGraw-Hill
- "O Processo Unificado" - seção 3.6 - Roger S. Pressman - "Engenharia de Software", 6a. edição, McGraw-Hill
- "Unified Process" - Wikipedia
- "Rational Unified Process: Best Practices for Software Development Teams" - Whitepaper, IBM.
- "OpenUP" - Versão Ágil do Processo Unificado
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Aula 4
Tema Estudado:
- Desenvolvimento Ágil
Metas Pedagógicas:
- A História da "Aliança Ágil"
- O Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software
- O que é Agilidade ?
- O que é um Processo Ágil
- Modelos Ágeis de Processos
» Extreme Programming
» ASD - Adaptative Software Development
» DSDM - Dynamic Systems Development Method
» Scrum
» Crystal
» FDD - Feature-Driven Development
» AM - Agile Modeling
Leituras Recomendadas:
- "Desenvolvimento Ágil" - Capítulo 4 - Roger S. Pressman - "Engenharia de Software", 6a. edição, McGraw-Hill
- "Processos Ágeis" - Seção 2.9.5 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 5 
Temas Estudados:
- Desenvolvimento Orientado a Aspectos
Metas Pedagógicas:
- O que é o Desenvolvimento Orientado a Aspectos ?
- O que é um Aspecto ?
- Separação de Assuntos
- Aspectos, pontos de junção e de corte
- Engenharia de Software com Aspectos
- Engenharia de Requisitos orientada a assuntos
- Projeto e Programação orientada a aspectos
- Verificação e Validação com aspectos
Leituras Recomendadas:
- "Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos" - Capítulo 32 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
- Elrad, T. et.al. - "Discussing aspects of AOP", Communications of the ACM, volume 44, n. 10, 2001, pp. 33-38.
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Aula 6 
Temas Estudados:
- Equipes e Gerenciamento de Pessoal
Metas Pedagógicas:
- Organização de Equipes
» Seleção de Pessoal
» Motivação de Pessoas
» Gerenciamento de Grupos
» Composição do Grupo
» Coesão do Grupo
» Comunicação do Grupo
» Organização do Grupo
» Ambientes de Trabalho
- Abordagem de Equipe Democrática
- Análise da Abordagem da Equipe Democrática
- A Abordagem Clássica de Equipes com Programador-chefe
- Impraticalidade da Abordagem Clássica da Equipe com Programador-chefe
- Além das Equipes Democráticas e das Equipes com Programador-chefe
- Equipes Sincronizar-e-Estabilizar
- Equipes para Processos Ágeis
- Equipes de Programação com Código-fonte Aberto
- Escolha de uma Organização de Equipe Apropriada
- Modelo de Maturidade de Capacidade de Pessoas
Leituras Recomendadas:
- "Equipes" - Capítulo 4 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
- "Gerenciamento de Pessoal" - Capítulo 25 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
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Aula 7 
Temas Estudados:
- As Ferramentas de Trabalho
Metas Pedagógicas:
- Refinamento Gradual
- Análise de Custo-Benefício
- Métrica de Software
- Ferramentas CASE
- Taxonomia de Ferramentas CASE
- Escopo do CASE
- Versões de Software
- Controle de Configurações
» cvs
» svn
- Ferramentas de Consolidação
» Make
» Ant
- Ganhos de Produtividade com a Tecnologia CASE
- Ferramentas Integradas (IDEs)
» Netbeans
» Eclipse
- Ferramentas para Projetos de Código Aberto
» Sourceforge
» Google Code
Leituras Recomendadas:
- "As Ferramentas de Trabalho" - Capítulo 5 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
- "Eclipse (software)" - Wikipedia
- "NetBeans" - Wikipedia
Atividades Recomendadas de Preparação para a aula (haverão perguntas sobre os recursos disponíveis nestes sites):
- Acesse e explore o site do Sourceforge
- Acesse e explore o site do Google Code
- Acesse dê uma olhada rápida (principalmente no índice) dos seguintes manuais:
» "Version Control with Subversion" - a free book about Subversion.
» "GNU Make Manual" - Free Software Foundation
» "Apache Ant Manual" - Apache Foundation
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Aula 8 
Temas Estudados:
- Testes
Metas Pedagógicas:
- Questões relativas à Qualidade
- Testes que não se baseiam em Execução
- Testes baseados em Execução
- O que deve ser testado ?
- Testes versus Provas de Correção
- Quem deve realizar os Testes baseados em Execução ?
- Quando parar de fazer testes ?
Leituras Recomendadas:
- "Testes" - Capítulo 6 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 9 
Temas Estudados:
- De Módulos a Objetos
Metas Pedagógicas:
- O que é Módulo
- Coesão
- Acoplamento
- Encapsulamento de Dados
- Tipos de Dados Abstratos
- Ocultamento de Informações
- Objetos
- Herança, Polimorfismo e Vinculação Dinâmica
- O Paradigma de Orientação a Objetos
Leituras Recomendadas:
- "De Módulos a Objetos" - Capítulo 7 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 10 
Temas Estudados:
- Reusabilidade e Portabilidade
Metas Pedagógicas:
- Conceitos de Reutilização
- Impedimentos para a Reutilização
- Estudos de Caso de Reutilização
- Os Objetos e a Reutilização
- Reutilização durante o Projeto e a Implementação
- Reutilização e Manuteção Pós-Entrega
- Portabilidade
- Por que Portabilidade ?
- Técnicas para Conseguir Portabilidade
Leituras Recomendadas:
- "Reusabilidade e Portabilidade" - Capítulo 8 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 11 
Temas Estudados:
- Planejamento e Estimativas
Metas Pedagógicas:
- Planejamento e o Processo de Software
- Estimativa de Custo e Duração
» Métrica para o Tamanho de um Produto
» Técnicas de Estimativa de Custo
» COCOMO Intermediário
» COCOMO II
» Acompanhamento das Estimativas de Custo e Duração
- Componentes de um Plano de Gerenciamento de Projeto de Software
- Estrutura do Plano de Gerenciamento de Projeto de Software
- O Plano de Gerenciamento de Projeto de Software do IEEE
- Planejamento de Testes
- Planejamento de Projetos Orientados a Objetos
- Necessidades de Treinamento
- Padrões de Documentação
- Ferrramentas CASE para Planejamento e Estimativas
- Teste do Plano de Gerenciamento de Projeto de Software
Leituras Recomendadas:
- "Planejamento e Estimativa" - Capítulo 9 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 12 
Temas Estudados:
- Interface Humano-Computador
Metas Pedagógicas:
- Interfaces e Interface Humano-Computador
- Usabilidade
- Tipos de Interação com o Usuário
» Linguagem de Comando
» Seleção de Menus
» Preenchimento de Formulários
» Manipulação Direta
» Linguagem Natural
- Princípios (Guidelines) de Projetos de Interface
» Familiaridade de Usuários
» Consistência
» Surpresa Mínima
» Facilidade de Recuperação
» Guia de Usuários
» Diversidade de Usuários
- Abordagem MVC - Model-View-Controller
- Projeto de Interfaces
» Análise do Usuário
» Prototipação de Interface
» Avaliação de Interfaces
Leituras Recomendadas:
- "Projeto de Interface com o Usuário" - Capítulo 16 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
- "Projeto de Interface com o Usuário" - Capítulo 12 - Roger S. Pressman - "Engenharia de Software", 6a. edição, McGraw-Hill
Páginas Web:
- Interface Hall of the Shame
- Interface Hall of the Fame
- Bad Designs
- Wikipedia: Human Interface Guidelines
- Guidelines for Designing User Interface Software
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Aula 13 
Temas Estudados:
- (MDA) Model-Driven Architecture
Metas Pedagógicas:
- A História das Especificações OMG
- A Evolução da Arquitetura MDA
- Conceitos Básicos: Modelos, Abstrações, Refinamentos, Viewpoints
- Plataformas e Ambientes de Linguagens de Implementação
- PIMs (Platform Independent Model) e PSMs (Platform Specific Model)
- Mapeamento entre Modelos
- MOF, CWM, UML e OCL
- Profiles UML
- Packages e Viewpoints
- Rastreabilidade (Traceability)
- XMI (XML Metadata Interchange)
- IDL
Leituras Recomendadas:
- Joaquin Miller and Jishnu Mukerji (eds.) Model Driven Architecture (MDA) - Document number ormsc/2001-07-01 Architecture Board ORMSC1, OMG, July 9, 2001.
- Wikipedia: XMI - XML Metadata Interchange
- Wikipedia: MOF - Meta-Object Facility
- Wikipedia: CWM - Common Warehouse Metamodel
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Aula 14 
Temas Estudados:
- Modelagem – Estruturas – Diagrama de Classes
Leituras Recomendadas:
- Ricardo R. Gudwin - "Introdução à Linguagem UML"
Atividade Recomendada:
- Busque na internet textos sobre diagramas de classes UML
Referências (para complementar o estudo):
- UML Infrastructure - Version 2.3 - OMG
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG
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Aula 15 
Temas Estudados:
- Modelagem – Estruturas – Diagrama de Componentes e Diagrama de Deployment
Leituras Recomendadas:
- Ricardo R. Gudwin - "Diagramas de Componentes e Diagramas de Deployment"
Atividade Recomendada:
- Busque na internet textos sobre diagramas de componentes e diagramas de deployment.
Referências (para complementar o estudo):
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 8 - Components)
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 10 - Deployments)
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Aula 16 
Temas Estudados:
- Modelagem – Comportamentos – Diagrama de Atividades, Diagrama de Estado
Leituras Recomendadas:
- Ricardo R. Gudwin - "Diagramas de Atividades e Diagramas de Estado"
Atividade Recomendada:
- Busque na internet textos sobre diagramas de atividades e diagramas de estado.
Referências (para complementar o estudo):
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 12 - Activities)
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 15 - State Machines)
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Aula 17 
Temas Estudados:
- Modelagem – Comportamentos – Diagrama de Interação – Sequência e Comunicação,
Leituras Recomendadas:
- Ricardo R. Gudwin - "Diagramas de Interação"
- A Quick Introduction to UML Sequence Diagrams (texto da web).
- Communication Diagrams (texto da web).
- Basic Communication Diagram Notation (texto da web).
Atividade Recomendada:
- Busque na internet outros textos sobre diagramas de sequência e diagramas de comunicação (ou diagramas de colaboração).
Referências (para complementar o estudo):
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 14 - Interactions)
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Aula 18 
Temas Estudados:
- Modelagem – Comportamentos – Diagrama de Casos de Uso
Leituras Recomendadas:
- Ricardo R. Gudwin - "Diagramas de Caso de Uso"
Atividade Recomendada:
- Busque na internet outros textos sobre diagramas de caso de uso.
Referências (para complementar o estudo):
- UML Superstructure - Version 2.3 - OMG (Capítulo 16 - Use Cases)
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Aula 19 
Temas Estudados:
- Pré-Projeto e Modelagem de Negócios
Metas Pedagógicas:
- Pré-projeto e Modelagem de Negócios
» O Documento de Visão do Problema
» Modelagem Conceitual de Domínio
- Processos de Negócios
- Modelagem de Processos de Negócios
» Casos de Uso de Negócios
» Detalhamento de Casos de Uso de Negócios
- Gerenciamento de Processos de Negócios
Leituras Recomendadas:
- Pré-Projeto e Modelagem de Negócios" - Ricardo R. Gudwin
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Aula 20 
Temas Estudados:
- Levantamento de Necessidades/Requisitos
Metas Pedagógicas:
- Requisitos: O que o cliente quer ou o que ele precisa ?
- Especificação de Requisitos Clássica X Orientada a Objetos
- Elicitação/Especificação de Requisitos no Processo Unificado
» Levantamento de Casos de Uso
» Priorização de Casos de Uso
» Detalhamento de Casos de Uso via Texto
» Detalhamento de Casos de Uso via Diagramas de Atividade
» Prototipação das Interfaces com o Usuário
» Estruturação do Modelo de Casos de Uso
Leituras Recomendadas:
- "Especificação de Requisitos" - Ricardo R. Gudwin
- "Levantamento de Necessidades" - Capítulo 10 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 21 
Temas Estudados:
- Análise Clássica.
Metas Pedagógicas:
- O Documento de Especificação
- Especificações Informais
- Análise de Sistemas Estruturada
- Outras Técnicas Semiformais
- Modelagem de Relações entre Entidades
- Máquinas de Estado Finito
- Redes de Petri
- Z
- Outras Técnicas Formais
- Comparação entre Técnicas de Análise Clássica
- Realização de Testes durante a Análise Clássica
- Ferrametnas CASE para Análise Clássica
- Métrica para Análise Clássica
- Desafios da Análise Clássica
Leituras Recomendadas:
- "Análise Clássica" - Capítulo 11 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 22 
Temas Estudados:
- Análise Orientada a Objetos.
Metas Pedagógicas:
- O Fluxo de Trabalho de Análise
- Extração de Classes de Entidades
- Extração de Classes de Contorno e de Controle
- Ferramentas CASE para o Fluxo de Trabalho de Análise Orientada a Objetos
- Desafios do Fluxo de Trabalho de Análise Orientado a Objetos
- Atividades da Fase de Análise
» Discussão inicial da arquitetura de análise
» Levantamento dos requisitos especiais
» Distribuição dos casos de uso
» Desenvolvimento dos diagramas de interação
» Desenvolvimento dos diagramas de classes
» Elaboração dos contratos das classes
» Integração da arquitetura
Leituras Recomendadas:
- "A Fase de Análise no Processo Unificado" - Ricardo R. Gudwin
- "Análise Orientada a Objetos" - Capítulo 12 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 23 
Temas Estudados:
- Projeto
Metas Pedagógicas:
- Projeto e Abstração
- Projeto Orientado a Operações
- Análise de Fluxo de Dados
- Análise de Transações
- Projeto Orientado a Dados
- Projeto Orientado a Objetos
- O Fluxo de Trabalho de Projeto
» O Desenvolvimento do Diagrama de Deployment
» A Consideração de Opções de Tecnologias de Reuso
» O Desenvolvimento do Diagrama de Componentes
» A Discussão Inicial da Arquitetura de Design
» A Distribuição dos Casos de Uso
» A Elaboração dos Diagramas de Comunicação/Sequência para cada caso de uso
» A Elaboração dos Diagramas de Classe para cada caso de uso
» A Elaboração dos Contratos das Classes
» O Desenvolvimento das Interfaces com o Usuário
» A Integração da Arquitetura
Leituras Recomendadas:
- "A Fase de Design no Processo Unificado" - Ricardo R. Gudwin
- "Projeto" - Capítulo 13 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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Aula 24 
Temas Estudados:
- Projeto Avançado: Aplicações X Aplicações Web
Leituras Recomendadas:
- "Engenharia da Web" - Capítulo 16 - Roger S. Pressman - "Engenharia de Software", 6a. edição, McGraw-Hill
Páginas Web:
- Application Software: Wikipedia
- Web Applications: Wikipedia
- What are Web Applications - OWASP
- Application Server: Wikipedia
- LAMP (software bundle): Wikipedia
- Thin Client e Fat Client: Wikipedia
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Aula 25 
Temas Estudados:
- Projeto Avançado: SOA - Service Oriented Architecture
Metas Pedagógicas:
- Arquitetura de Sistema Orientada a Serviços
» SOAP, WSDL, UDDI
- Serviços como Componentes reusáveis
- Engenharia de Serviços
- Identificação de Serviço Candidato
- Projeto de Interface de Serviço
- Implementação e Implantação de Serviço
- Serviços de Sistemas Legados
- Desenvolvimento de Software como Serviços
- Projeto e Implementação de Workflow
- Teste de Serviços
Leituras Recomendadas:
- "Arquitetura de sistema orientada a serviços" - Seção 12.4.2 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
- "Engenharia de Software Orientada a Serviços" - Capítulo 31 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
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Aula 26 
Temas Estudados:
- Projeto Avançado: Frameworks, Componentes e Design Patterns
Metas Pedagógicas:
- Componentes
- Frameworks
- Design Patterns
» GRASP Patterns
» GoF Patterns
Leituras Recomendadas:
- "Componentes, Frameworks e Design Patterns" - Ricardo R. Gudwin.
Atividade Recomendada:
- Busque na internet textos sobre os GoF Patterns
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Aula 27 
Temas Estudados:
- Exemplos de Frameworks
Metas Pedagógicas:
- Frameworks PHP
» CakePHP
» Zend Framework
- Frameworks Java
» STRUTS
» SpringMVC
» Hibernate
» Vaadin
Leituras Recomendadas:
- Wikipedia: Web application framework
- Wikipedia: Comparison of Web application frameworks
- Wikipedia: CakePHP
- Wikipedia: Zend Framework
- Wikipedia: Struts
- Wikipedia: Spring MVC
- Wikipedia: Hibernate
- Wikipedia: Vaadin
Atividade Recomendada:
- Busque na internet maiores informações sobre os Frameworks acima
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Aula 28 
Temas Estudados:
- Gerenciamento de Configurações
Metas Pedagógicas:
- Planejamento de Gerenciamento de Configurações
- Gerenciamento de Mudanças
- Gerenciamento de Versões e Releases
- Construção de Sistemas
- Ferramentas CASE para Gerenciamento de Configurações
Leituras Recomendadas:
- "Gerenciamento de Configurações" - Capítulo 29 - Ian Sommerville - "Engenharia de Software", 8a. edição,
Pearson/Addison-Wesley.
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Aula 29 
Temas Estudados:
- Implementação e Testes no Processo Unificado
Metas Pedagógicas:
- O Workflow de Implementação no Processo Unificado
» Planejamento da Implementação - Diagramas de Componentes
» Planejamento da Implementação - Diagrama de Deployment
» Distribuição de Componentes para Implementação
» Implementação de Componentes
» Realização do Teste de Unidade do Componente
» Integração do Sistema
- O Workflow de Testes no Processo Unificado
» Geração do Plano de Testes
» Design dos Testes
» Implementação e Execução de Componentes de Testes
» Realização de Testes de Integração
» Realização de Testes de Sistema
» Avaliação dos Testes
Leituras Recomendadas:
- "Implementação e Testes no Processo Unificado" - Ricardo R. Gudwin
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Aula 30 
Temas Estudados:
- Manutenção Pós-entrega
Metas Pedagógicas:
- Desenvolvimento e Manutenção
- Por que a Manutenção Pós-entrega é necessária
- O que se exige dos Programadores de Manutenção Pós-entrega
- Gerenciamento da Manutenção Pós-entrega
- Manutenção do Software no Paradigma de Orientação a Objetos
- Habilidades para Manutenção Pós-entrega versus Habilidades para Desenvolvimento
- Engenharia Reversa
- Testes durante a Manutenção Pós-entrega
- Ferramentas CASE para a Manutenção Pós-entrega
- Métrica para a Manutenção Pós-entrega
- Desafios da Manutenção Pós-entrega
Leituras Recomendadas:
- "Manutenção Pós-entrega" - Capítulo 15 - Stephen R. Schach - "Engenharia de Software: Os Paradigmas
Clássico & Orientado a Objetos", 7a. edição, McGraw-Hill.
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