Seminários

Escala de apresentações

Horário Apresentadores
21 junho 2002
14h15 J. Marcos, Maurício
14h45 Alessandra, Sandra
15h15 Alessandro, Télvio
16h15 Diego, J. Paulo
16h45 Luciano, Renata
28 junho 2002
14h15 Ludimila, Viviane
14h45 David, Patrícia
15h15 Gustavo, Sérgio
16h15 Stênio
16h45 Dilermando, Joni
05 julho 2002
14h15 Marcos
14h45 Dalton, Rogério
15h15 Fernanda, Leandro
16h15 Jorge, Juliano
16h45 André, Neil

Diretrizes

As apresentações devem ser preparadas para 20 minutos, com 10 minutos para questões e discussões.

Uma cópia impressa das transparências (em duas ou quatro transparências por folha) deve ser entregue ao instrutor antes do início das apresentações.

O primeiro grupo a se apresentar será responsável por retirar o equipamento para as apresentações (notebook: almoxarifado FEEC; canhão: secretaria da pós-graduação da FEEC). O último grupo será responsável por retornar os equipamentos.

Os equipamentos devem ser montados com tempo suficiente para que todos os grupos da primeira sessão (até o intervalo) possam instalar suas apresentações com antecedência.

Sugere-se para cada apresentação que uma cópia em transparências esteja preparada em caso de problemas com o equipamento.

Como propor o tema

Para facilitar a vida de todos (de quem vai fazer e de quem vai avaliar os seminários), gostaria de pedir que as propostas fossem um pouco mais trabalhadas; algo como no modelo abaixo:

Proponentes: Ivan Marques
Luiz Ricarte
Tema: Como propor tema de seminários
Problema central: Assim como é difícil avaliar um artigo apenas por seu título, é difícil avaliar a adequação de uma proposta de seminário descrita apenas por um tema. É preciso estabelecer mecanismos que contornem essa deficiência.
Motivação inicial: Ricarte (2002) propõe uma estrutura de tópicos que devem ser apresentados na submissão de uma proposta de tema de seminário. Ao explicitar, além do tema, o problema a ser tratado e uma linha de solução (a motivação inicial), torna-se mais fácil contrapor propostas e avaliar sua adequação ao escopo do curso. A motivação inicial deve sempre fazer referência a pelo menos uma proposta concreta, oriunda de algum artigo estudado pela dupla.
Referências e bibliografia: RICARTE, I.L.M. (2002): Mensagem ao grupo news.fee.unicamp.br/feec.posgrad.IA368F [on-line], 15 maio 2002. Também em http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/IA010/1s2002/seminarios.html, acessado em 15 de maio de 2002.

RICARTE, I.L.M. (1999): Roteiros para apresentações acadêmicas [on-line]. www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Seminars/comoapres/index.html, acessado em 15 maio 2002.

Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Fri Jun 28 11:16:28 BRT 2002