Grupo 13

Fernanda de Melo Cuba
Leandro Camara Ledel

Visualização da Interação em Ambientes Colaborativos de Ensino

Problema:

Esperava-se que nos ambientes educacionais na web, nos quais se utilizam ferramentas de comunicação, tais como chats e lista de discussão, os alunos assumissem o controle da aprendizagem. Porém, no artigo de referência para este seminário, observou-se que pouca colaboração ocorre entre os alunos dos cursos via web. Assim, foi desenvolvida pela autora do artigo a ferramenta InterMap, com o objetivo de minimizar os problemas relacionados com a pouca visibilidade da interação e participação nos cursos.

Motivação inicial:

A partir da leitura do artigo "InterMap: Visualizando a Interação em Ambientes de Educação a Distância Baseados na WEb" de Luciana Alvim Santos Romani, verificou-se a existência de algumas deficiências nos ambientes de aprendizagem via web, como a visualização da interação dos alunos em ACE. Propomos para esse seminário o estudo de uma solução apresentada na referência [1].

Referências:

[1] ROCHA, Heloísa V. & ROMANI, Luciana A. S. (2000) "InterMap: Visualizando a Interação em Ambientes de Educação a Distância Baseados na Web." IC - UNICAMP Disponível em: http://www.cnptia.embrapa.br/~luciana/papers/cuba_romani.pdf

[2] ROCHA, Heloisa et all. (2001) "Design de ambientes para EaD: (re)significações do usuário IV Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Florianópolis. UFSC/SBC, 2001. p.84-95.

[3] ROCHA, Heloísa V. & ROMANI, Luciana A. S. (2000) "Uma análise das experiências de professores envolvidos em programas de educação a distância no Brasil." IC - UNICAMP, Abril, 2000.

[4] BARANAUSKAS, M. Cecília et all. (2001) "Abordagem etnográfica-aplicada e a avaliação de interfaces: um estudo de caso." IC - UNICAMP, Fevereiro, 2001.


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 15:34:22 BRT 2002