Grupo 2

Alessandra Boaventura Rabelo
Sandra Maria Crippa

Ferramentas para Comunicação Mediada por Computador (CMC)

Problema:

O atual contexto social tem sido marcado pelo constante avanço tecnológico e científico, pela rápida defasagem dos conhecimentos e pela demanda por profissionais mais qualificadas e capazes de aprender e resolver problemas colaborativamente. A fim de atender esta demanda, o ensino tradicional tem que mudar, de forma que as pessoas possam desenvolver habilidades de "aprender a aprender" e "aprender colaborativamente".

"Segundo Lohuis [LOH 96] a 'Comunicação Mediada por Computador é qualquer sistema capaz de apresentar e/ou transportar informações de um computador para uma pessoa ou de pessoa para pessoa através dos computadores '. A CMC possibilitou uma comunicação muito mais rápida, intensa e eficiente, e introduziu um grande número de novos recursos, provendo um maior enriquecimento nas comunicações" [Otsuka, 1999].

Motivação inicial:

O que se propõe é a utilização de ferramentas de Comunicação Mediada por Computador (CMC) para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa entre aprendizes que podem estar localizados em qualquer ponto onde exista um computador com acesso à Internet.

O que se pretende neste paper é uma introdução breve sobre o tema e a apresentação de ferramentas para suporte a CMC. O que se deseja saber é se estas ferramentas funcionam ou não e quando?

Referências:

OTSUKA, Joice Lee (1999). SAACI - Sistema de Apoio à Aprendizagem Colaborativa na Internet. Dissertação de mestrado Porto Alegre PPGC da UFRGS, Julho 1999. http://penta2.ufrgs.br/pesquisa/joice/saaci/saaci.html.

OTSUKA, Joice Lee (1997). Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. T.I. nº 619 CPGCC-UFRGS, Agosto, 1999. http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/joice_ti.html#sumula.

DANIELA; et al. (1999). Comunicação Mediada por Computador em Sistemas Educacionais Colaborativos. Relatório disciplina IA368F, UNICAMP, Março, 1999. http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/IA368F/1s1999/Tema2/2b.html#1.

OLGUIN, Carlos J. M (2000). Computer-Mediated Connunication. Projeto Sapiens, UNICAMP, 1-7, Julho 2000. http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/cmc-resumo.html.

AZEVEDO, Wilson (2001). EaD: 100% não funciona? Artigo Widebiz, Educação à Distância, 1-3, Maio, 2001. http://www.widebiz.com.br/gente/azevedo/ead100.html.

BOLZAN, Regina de Fátima Fructuoso de Andrade (1998). O Conhecimento Tecnológico e o Paradigma Educacional. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Março 1998. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/regina/.

CAMPOS, Gilda (2000). Vantagens, desvantagens e novidades da EaD. Revista TI Máster, Novembro, 2000. http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/ler_colunas_emp.asp?cod=253&pag=1

RIGHETTO, Vanessa Lia; et al. (2000) CMC - Comunicação Mediada por Computador. UNICAMP, Novembro, 2000. http://www.dt.fee.unicamp.br/~vanessa/ia368f/fin1.html


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 14:45:51 BRT 2002