Grupo 5

Luciano L. Damasceno
Renata A Fonseca del Castillo

Como avaliar sistemas de videoconferência considerando aspectos técnicos e pedagógicos

Problema:

Para promover entendimento e contribuição, objetivando uma posterior avaliação ou até mesmo o incentivo a projetos de estudo sobre sistemas de videoconferência, necessitam-se demonstrações e justificativas teóricas sobre o uso destes recursos como ferramenta de comunicação e interação, bem como analisar suas características e aplicações mais relevantes.

Motivação inicial:

Como propõe Leopoldino (2001), novas alternativas para as redes de computadores estão surgindo. Tais redes estão capacitando-se para dar suporte ao tráfego de áudio e vídeo em tempo real com qualidade, o que viabilizará o desenvolvimento de aplicações avançadas, tais como a videoconferência. Uma grande variedade de soluções de videoconferência está disponível e cada aplicação, de acordo com seu propósito, pode ter necessidades diferentes com relação a equipamentos, infra-estrutura e à qualidade de serviço requerida. Diante destas necessidades, técnicas e pedagógicas, neste caso, apresentam-se diferentes cenários de videoconferência, suas vantagens e desvantagens.

Referências:

Leopoldino, G. M (2001): Avaliação de sistemas de videoconferência. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-05112001-092604/publico/Dissertacao-Final.pdf

Lima, T.; Bazzo, J.; Siqueira, J. ; Scheer, S. (2000): Experimentos de videoconferência na ReMAV Curitiba Seminários a distância - http://www.rnp.br/wrnp2/2000/artigos/seminariosadistancia.pdf

Paiva, D. P; Pôrto, I. V. I. (2000): Videoconferência - sua utilização no ambiente escolar: relato de experiências e fundamentação teórica do uso dos recursos para comunicação em EAD http://www.pgie.ufrgs.br/~daniela/artigo.html


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 15:33:32 BRT 2002