Grupo 6

Ludimila Monjardim Casagrande
Viviane Camilo Ramalho

O Uso de Agentes para Gerenciamento em Ambientes de Ensino a Distância

Problema:

O objetivo do seminário proposto é explorar as possibilidades de uso de agentes de software nos ambientes de ensino a distância, em especial, agentes voltados para o gerenciamento de atividades didáticas e de materiais ou conteúdos instrucionais.

Algumas das principais questões de investigação são:

Motivação inicial:

No decorrer das discussões realizadas nas aulas de IA010, foram vários os momentos nos quais foi citado o uso de agentes de software para a realização de diferentes atividades no contexto dos ambientes colaborativos de ensino. Essas citações despertaram o nosso interesse pelo tema e nos instigaram a fazer um estudo mais aprofundado sobre as diversas possibilidades de utilização de agentes de softwares em EAD e sobre quais seriam as vantagens proporcionadas por essa prática. Como resultado de uma pesquisa preliminar sobre o assunto, alguns trabalhos foram selecionados para servirem como base e fornecerem diretrizes para o nosso estudo.

Abaixo apresentamos algumas referências que nos motivaram a estudar o assunto e que utilizaremos como base, juntamente com outras que citamos na Seção seguinte, para podermos responder às questões apresentadas no Problema Central.

Na sua Dissertação de Mestrado, Silva (2000) propõe o uso de agentes de software para a implementação de um conjunto de ferramentas cujo objetivo é o gerenciamento, por meio da Internet, de um conjunto predefinido de atividades didáticas de um curso. Com base na análise de alguns ambientes de ensino à distância, a autora verificou a existência de várias ferramentas que apóiam a criação e a disponibilização de cursos, no entanto, existem poucas ferramentas disponíveis para gerenciamento.

Olguín et al. (2000a) discutem o uso de agentes em ambientes de aprendizagem colaborativos e Adriano et al. (1999) apresentam os agentes como tutores que auxiliam no gerenciamento de conteúdos educacionais. Menezes et al. (1998) e Rodrigues (2000), por sua vez, apresentam o uso de agentes voltados para avaliação em EADs.

Referências:

Adriano, C. M., Delgado A. L. N., Silveira Jr., L. G., Bosnardo, R. C., Ricarte I. L. M., Magalhães, L. P. (1999). Inquiring the course paradigm with CALM. ICECE'99, Rio de Janeiro, Brasil, Agosto 1999.

Jafari, A. (2001). Conceptualizing Intelligent Agents for Teaching and Learning. School of Engineering and Technology - Indiana University Purdue University Indianapolis, IUPUI.

Menezes, R. A. et al. (1998). Utilizando Agentes no Suporte à Avaliação Informal no Ambiente de Instrução Baseada na Web - AulaNet. IX Simpósio de Informática na Educação, Fortaleza, Novembro de 1998.

Olguín, C. J. M., Delgado A.L. N., Botero S. W., Ricarte I. L. M. (2000a). O Uso de Agentes em Ambientes de Aprendizagem Colaborativos. XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, novembro 2000, Maceió, Brasil.

Olguín, C. J. M., Delgado A.L. N., Ricarte I. L. M. (2000b). An agent infrastructure to set collaborative environments. IFETS/IEEE Educational Technology & Society Vol.3, No.3, July 2000.

Rodrigues, A. P. (2000). Agente Avaliação de Ensino e Aprendizagem em EAD. Disponível em: http://www.inf.ufrgs.br/pos/SemanaAcademica/Semana2000/AlessandraRodrigues/

Silva, E. Q. (2000). Agente Gerenciador de Cursos a Distância via Internet. Dissertação de Mestrado. ICMC - USP. São Paulo.

Silva, E. Q., Moreira, D. A. (1999a). Gerenciamento de Curso a Distância Utilizando Agentes de Software. ICMC - USP.

Silva, E. Q., Moreira, D. A. (1999b). Agente Gerenciador de Cursos a Distância via Internet. ICMC - USP.


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 15:35:03 BRT 2002