Grupo 9

Stênio Franco Silva

Mecanismos de Avaliação do Retorno Gerado ao aluno por Mecanismos Aprendizado Colaborativo e Educação à Distância

Problema:

Baseia-se em estabelecer padrões ou modelos que possam verificar de forma eficiente o valor agregado por mecanismos de EAD e/ou aprendizado Colaborativo no conteudo do aluno/aprendiz. Prover assim o educador de bases de comparação que permitam uma avaliação crítica do investimento (tempo e recursos) em relação a métodos tradicionais.

Motivação inicial:

O surgimento dos mais diversos aplicativos de EAD e Aprendizagem Colaborativa, e sua utilização, muitas vezes são fonte de uma curiosidade ou deslumbramento com suas possibilidades. No entanto, uma avaliação crítica da efetividade do uso de tais mecanismos, assim como o estabelecimento de níveis de retorno em que investimentos seriam justificáveis , só é possível quando existe um parâmetro de comparação. Este parâmetro baseia-se na capacidade de transferência de conhecimento e/ou estímulo ao aprendizado proporcionado pelo sistema utilizado.

Referências:

Apresenta e discute os diversos mecanismos de avaliação aplicadas aos alunos de EAD comparados aqueles de cursos presenciais.

Tannous, K. Palestra "Avaliação do Aprendizado no Ensino a Distância" Dissertação de Mestrado. Apresenta revisão bibliográfica sobre educação a distância. A construção do modelo baseada na revisão bibliográfica, que considera procedimentos e metodologias de várias instituições, nacionais e internacionais, garantindo a abrangência dos critérios e itens a serem avaliados, permitindo uma visão macro de todo o processo, desde o diagnóstico inicial até o relatório final de avaliação

RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Modelo de avaliação para cursos no ensino a distancia: estrutura, aplicação e avaliação. UFSC, Dep. de Eng. Produção. Estudo comprativo entre ensino a distância e ensino presencial

GONÇALVES, Fernanda Carneiro Leão & AMBROSI, Liane & FISCHDICK, Ruth. Ensino a Distância: "copiando e colando" ou criando paradigmas?


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 15:33:58 BRT 2002