Grupo 11

Marcos A. Rodrigues

Arquitetura de sistema de aprendizado (e-learning) sob a perspectiva de Web Semântica e Meta-dados

Problema:

O esforço envolvido com os problemas da "Web Semântica" tem colocado o assunto de meta-dados em grande destaque. Pretende-se analisar os trabalhos relacionados com o uso de meta-dados no domínio de e-learning, considerando aspectos como os requisitos de arquiteturas para tratamento da semântica em e-learning. Serão analisadas ferramentas como Conzilla e Edutella. As tecnologias envolvidas são: meta-dados, XML, RDF, WebDAV, JXTA, JDBC.

Motivação inicial:

Naeve em "E-LEARNING IN THE SEMANTIC AGE" [Naeve , 2001], sugere um framework de e-learning onde serviços podem ser desenvolvidos e permutados entre sistemas. Uma parte importante desse framework é a camada semântica, que é construída sobre a estrutura da "Web Semântica". O autor considera que meta-dados devem consistir em visões subjetivas dos recursos, e que devem ser distribuídos e compartilhados em contextos que evoluem dinamicamente. Suportando tais requisitos, o framework consiste numa combinação das técnicas da "Web Semântica" e serviços P2P para busca, recuperação, publicação, replicação e mapeamento de meta-dados.

Referências:

NAEVE , Ambjörn. NILSSON, Mikael. PALMER, Matthias. E-LEARNING IN THE SEMANTIC AGE. The KMR (Knowledge Management Research) group. CID (Centre for user oriented IT Design). NADA (Numerical Analysis and Computing Science). KTH (Royal Institute of Technology). Stockholm, Sweden. 2001

NAEVE , Ambjörn. NILSSON, Mikael. PALMER, Matthias. Semantic Web Meta-data for e-Learning - Some Architectural Guidelines. The KMR (Knowledge Management Research) group. CID (Centre for user oriented IT Design). NADA (Numerical Analysis and Computing Science). KTH (Royal Institute of Technology). Stockholm, Sweden. 2002

NILSSON, Mikael. The semantic web: How RDF will change learning technology standards Center for User-Oriented IT-design, Royal Institute of Technology, Stockholm. 2001


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 15:34:10 BRT 2002