Grupo 15

André Luiz Vizine Pereira
Neil Paiva Tizzo

Proposta de um Ambiente de Apoio ao Ensino Presencial

Problema:

Desenvolver e implantar ferramentas de apoio ao ensino presencial que levem em consideração o custo envolvido na aquisição das tecnologias, a qualidade da infra-estrutura de telecomunicações necessária para suportá-las e que forneçam uma interface amigável a professores e alunos.

Motivação inicial:

Na Portaria 2.253 de 18 de outubro de 2001, o Ministro de Estado da Educação prevê que as instituições de ensino superior do sistema federal de ensino poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei no 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria.

Assim sendo, a utilização de ferramentas que possibilitem o ensino à distância deverão, em breve, tornarem-se comuns no dia-a-dia de alunos e professores. O desenvolvimento desta tecnologia deverá não apenas reproduzir o mundo atual, mas permitir que o aluno se sinta estimulado a ir além do conteúdo abordado em sala de aula, participando ativamente do processo ensino-aprendizagem pesquisando, questionando, relatando suas experiências. Tal prática visa o desenvolvimento das capacidades de socialização e de aprendizagem colaborativa indispensáveis aos dias de hoje (Pereira, 2002).

Segundo Magalhães (2002), "...ambientes virtuais colaborativos de aprendizagem são espaços compartilhados de convivência que dão suporte à construção, inserção e troca de informações pelos participantes. A construção desses espaços, que se interligam, supõe canais de comunicação que permitam e garantam o acesso contínuo. Os canais de comunicação bem como os espaços, devem ser diversificados, sob o ponto de vista tecnológico, permitindo o uso de instrumentos da tecnologia em situações síncronas e assíncronas, com variação dos processos de interação".

Hoje em dia, encontra-se disponível vasta literatura sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação com diversas experiências relacionadas ao desenvolvimento e implementação de ambientes educacionais, entre eles: WebCT (WebCT, 2002), AulaNet (Lucena et al. 1999) e TopClass (TopClass, 2002). Entre os principais fatores e diferenças estes sistemas e o ambiente proposto são: fornecer apoio às aulas presenciais em instituições de ensino superior atendendo as exigências no MEC; independência de plataforma; código livre, tornando o ambiente público e democrático e a integração com a base de dados da instituição.

Referências:

LUCENA, C.J.; MILIDIÚ, R.; BLOIS, M.; TORRES, V. CARVALHO, G.R.. "O Aulanet e as novas tecnologias de informação aplicadas à educação baseada na WEB". VI congresso Internacional de educação a distância. (ABED), Rio de Janeiro, pp. 3 - 14, 1999.

MAGALHÃES, L.,P.. "SAPIENS - Sistema de Apoio à Aprendizagem". Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/rf2000.html (consultado em 20/04/2002).

Ministro de Estado da Educação. Portaria no 2.253 de 18 de outubro de 2001. (DOU 19/10/2001, p. 18, Seção1).

PEREIRA, André Luiz Vizine. APEP - Um Ambiente de Apoio ao Ensino Presencial. Uberlândia, MG, Junho, 2002.

TOPCLASS. "Take a Tour of the TopClass e-Learning Suite". Disponível em: http://www.wbtsystems.com/products/architecture.html (consultado em 15/04/2002).

WEBCT. "Started with WebCT", http://www.webct.com/quickstart/Getting Started with WebCT (consultado em 20/05/2002).


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Wed Jun 12 10:51:04 BRT 2002