Grupo 14

Jorge Luiz da Cruz
Juliano Niero Moreno

Usando Lentes Periféricas e Avatares como suporte a percepção visual para aumentar a sensação de imersão em CVEs do tipo Desktop

Problema:

Considerando um CVE como base para aprendizagem colaborativa, como aumentar a percepção visual e proporcionar uma melhor sensação de imersão aos usuários deste tipo de ambiente.

Motivação inicial:

A despeito de todos os aspectos positivos e das possíveis contribuições à aprendizagem colaborativa, CVEs apresentam vários desafios na sua utilização, entre eles o suporte adequado à percepção, que passa por um projeto de interface que deve levar em consideração aspectos mínimos no momento da implementação de um CVE com finalidade determinada.

Um dos problemas em relação ao suporte à percepção nas interfaces de CVEs, como destacado em (FRASER, 1999), está relacionado com interfaces que oferecem um campo de visão limitado, considerando-se a visão humana como referência. Neste sentido, a solução proposta passa pelo utilização de uma técnica conhecida como "peripheral lenses". Outra questão relativa à percepção em CVEs, é em relação à sensação de "presença" entre os integrantes do CVE e em relação aos objetos do ambiente, conforme discutido em (SALEM & EARLE, 2000).

Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar duas técnicas que contribuem para aumentar a percepção visual e a sensação de imersão por parte dos usuários em CVEs do tipo Desktop, são elas: lentes periféricas e a utilização de avatares com formas de comunicação corporal. Acredita-se que através destas técnicas, o usuário possa se sentir mais a vontade para interagir em um CVE, aumentando assim o seu sentimento de estar imerso em um mundo virtual.

Referências:

FRASER, M. et. al. (1999) Supporting Awareness and Interaction Trough Collaborative Virtual Interfaces. Proceedings of the 12th annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology. Ashevile, North Carolina, United States. 1999.

FRASER, M. et. al. (2000) Revealing the Realities of Collaborative Virtual Reality. Proceedings of the third International Conference on Collaborative Virtual Environments. San Francisco, California, United States. 2000.

SALEM, B. e EARLE, N. (2000) Designing a non-verbal language for expressive avatars. Proceedings of the third International Conference on Collaborative Virtual Environments. San Francisco, California, United States. 2000.


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Fri Jul 5 11:09:48 BRT 2002