Grupo 3

Alessandro D. Figueira
Telvio Orrú

Critérios na escolha das ferramentas computacionais a serem usadas em CMC como possibilitadoras de ambientes virtuais colaborativos com o objetivo de minimizar problemas de aprendizado (construção de conhecimento).

Problema:

As ferramentas de CMC podem auxiliar e complementar de forma dinâmica e interativa o aprendizado colaborativo em ambientes virtuais. Apesar das inúmeras vantagens que elas trazem, a seleção criteriosa de quais tipos de ferramentas são adequadas a determinadas situações é imprescindível para minimizar problemas inerentes à natureza das mesmas, fato este a ser estudado neste trabalho.

Motivação inicial:

O problema a ser tratado são os aspectos problemáticos do uso de alguns tipos de ferramentas CMC para situações de aprendizado colaborativo (Braga et al., 2000), onde se visa apontar melhorias no uso das mesmas ou até a substituição, se a situação a que se propõem assim exigir. Essa é a motivação inicial que engendrou o estudo de algumas ferramentas, as suas características (Otsuka, s.d.), usos, problemas e soluções (Carniello, s.d.) dentro de alguns exemplos de ambientes virtuais colaborativos (CVE).

Referências:

OTSUKA, Joice Lee. Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. UFRS, Instituto de Informática, [s.d.]. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/joice_ti.html

NITZKE, Julio A., CARNEIRO, Mara L. F. GELLER, Marlise. UFRS, Pós-Graduação em Informática na Educação e SANTAROSA, Lucila Costi. URFS, Núcleo de Educação Especial. Criação de Ambientes de Aprendizagem Colaborativa.UFRS, SBIE99, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html

CARNIELLO Adriana (DCA/Unicamp), CARNIELLO Andréia (DCA/Unicamp), RIGHETTO Vanessa Lia (DT/Unicamp), CARDOSO Virgínia Mara (DCA/Unicamp). CMC Comunicação mediada por computador. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, [s.d]. Disponível em: http://www.dt.fee.unicamp.br/~vanessa/ia368f/cmc-fin4.html, também em http://ariadne.dt.fee.unicamp.br/~vanessa/ia368f/cmc2.html

ANDRADE, Adja Ferreira de, BEILER, Adriana. Análise de Ferramentas Computacionais Colaborativas Visando Aprendizagem à Distância. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Tise'99, 1999. Disponível em: http://enlaces.c5.cl/tise99/memoriatise99/html/papers/ferramentas/

BRAGA, Denise Bértoli (DLA/Unicamp), COSTA, Lúcia Alves (CEL/Unicamp). O Computador Como Instrumento e Meio Para o Ensino/Aprendizagem De Línguas. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas (36):61-79, Unicamp, Jul./Dez. 2000.

ECONOMOU, Daphnea; MITCHELLA, William L.b; BOYLEB, Tom. Requirements elicitation for virtual actors in collaborative learning environments. UK: School of Informatics and Multimedia technology, University of North London, (34): 3-4, 2000. Disponível no Elsevier Science


Ivan L. M. Ricarte
Last modified: Tue Jun 11 14:59:04 BRT 2002