Alessandro D. Figueira
Telvio Orrú
As ferramentas de CMC podem auxiliar e complementar de forma dinâmica e interativa o aprendizado colaborativo em ambientes virtuais. Apesar das inúmeras vantagens que elas trazem, a seleção criteriosa de quais tipos de ferramentas são adequadas a determinadas situações é imprescindível para minimizar problemas inerentes à natureza das mesmas, fato este a ser estudado neste trabalho.
O problema a ser tratado são os aspectos problemáticos do uso de alguns tipos de ferramentas CMC para situações de aprendizado colaborativo (Braga et al., 2000), onde se visa apontar melhorias no uso das mesmas ou até a substituição, se a situação a que se propõem assim exigir. Essa é a motivação inicial que engendrou o estudo de algumas ferramentas, as suas características (Otsuka, s.d.), usos, problemas e soluções (Carniello, s.d.) dentro de alguns exemplos de ambientes virtuais colaborativos (CVE).
OTSUKA, Joice Lee. Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. UFRS, Instituto de Informática, [s.d.]. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/joice_ti.html
NITZKE, Julio A., CARNEIRO, Mara L. F. GELLER, Marlise. UFRS, Pós-Graduação em Informática na Educação e SANTAROSA, Lucila Costi. URFS, Núcleo de Educação Especial. Criação de Ambientes de Aprendizagem Colaborativa.UFRS, SBIE99, 1999. Disponível em: http://penta.ufrgs.br/pgie/sbie99/acac.html
CARNIELLO Adriana (DCA/Unicamp), CARNIELLO Andréia (DCA/Unicamp), RIGHETTO Vanessa Lia (DT/Unicamp), CARDOSO Virgínia Mara (DCA/Unicamp). CMC Comunicação mediada por computador. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, [s.d]. Disponível em: http://www.dt.fee.unicamp.br/~vanessa/ia368f/cmc-fin4.html, também em http://ariadne.dt.fee.unicamp.br/~vanessa/ia368f/cmc2.html
ANDRADE, Adja Ferreira de, BEILER, Adriana. Análise de Ferramentas Computacionais Colaborativas Visando Aprendizagem à Distância. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Tise'99, 1999. Disponível em: http://enlaces.c5.cl/tise99/memoriatise99/html/papers/ferramentas/
BRAGA, Denise Bértoli (DLA/Unicamp), COSTA, Lúcia Alves (CEL/Unicamp). O Computador Como Instrumento e Meio Para o Ensino/Aprendizagem De Línguas. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas (36):61-79, Unicamp, Jul./Dez. 2000.
ECONOMOU, Daphnea; MITCHELLA, William L.b; BOYLEB, Tom. Requirements elicitation for virtual actors in collaborative learning environments. UK: School of Informatics and Multimedia technology, University of North London, (34): 3-4, 2000. Disponível no Elsevier Science