next up previous contents
Next: Conclusões Up: Um Ambiente Colaborativo, segundo Previous: Atividades no ambiente colaborativo   Sumário


Ferramentas do ambiente colaborativo

Sob o ponto de vista computacional, um ambiente é construído pela integração de um conjunto de ferramentas. Estas deverão, por sua vez, apoiar a execução das diversas tarefas que, conjuntamente, definem as atividades suportadas através do ambiente colaborativo.

As atividades administrativas, associadas ao suporte institucional -- notadamente o cadastramento de usuários e de cursos -- estão presentes em diversos resultados apresentados na Seção 2.2. O ambiente CALM (Seção 2.2.1) mantém em seu servidor a base de usuários, usando-a para diferenciar os aprendizes dos autores, cujas interfaces são diferenciadas. O sistema Atena (Seção 2.2.9) também oferece ferramentas para acompanhar a proposta de um curso e divulgá-lo, além de oferecer funcionalidades para o registro e acompanhamento de alunos, professores e outros usuários.

As atividades didáticas preliminares no ambiente colaborativo descrito na Seção 3.2 referem-se principalmente à ``autoria'' -- não necessariamente de um trabalho original, mas a organização do material didático de apoio. O conjunto de ferramentas que pode ser integrado ao ambiente para dar apoio a essa atividade são descritos nas Seções 2.2.4 (a integração de ferramentas externas ao ambiente, tais como editores e simuladores) e 2.2.5 (a descrição da estrutura de documentos contemplando os atributos de interesse didático). Observemos que, embora não colocado explicitamente como um requisito do ambiente, a facilidade que a tecnologia oferece para a manutenção de versões dos conteúdos e documentos gerados, conforme descrito na Seção 2.2.3, abre novas possibilidades no desenvolvimento das tarefas e em sua avaliação.

Deve ser observado que a ferramenta de autoria de questionários, descrita na Seção 2.2.6, não apóia diretamente as atividades do ambiente colaborativo como descrito acima. Porém, com a elaboração criteriosa de questões que valorizem a compreensão e a aplicação de conceitos estudados, pode fazer parte do ambiente quando se considera que, para as atividades individuais realizadas através do mesmo ambiente, uma abordagem auto-instrucional (como descrita para o Read in Web Seção 2.1.1) pode ser utilizada.

No que se refere à formação de grupos, uma ferramenta mínima deveria permitir que o usuário definisse o grupo a partir dos nomes dos participantes. No entanto, uma ferramenta como a descrita na Seção 2.2.11 poderia ser utilizada para identificar os potenciais parceiros que iriam trabalhar juntos. Pela descrição das experiências pedagógicas de caráter colaborativo, o ``perfil do grupo'' é definido pelos professores/autores, que pode assim optar entre formações de grupos que valorizem ou a diversidade dos participantes ou a uniformidade de interesses. No entanto, como descrito naquela seção, o mesmo mecanismo poderia apoiar a formação de grupos pelos alunos, eventualmente encontrando parceiros de colaboração em outros cursos oferecidos através do ambiente.

Uma vez definidos os grupos de trabalhos, a equipe de instrutores determina a seqüência de atividades que serão desenvolvidas e os prazos associados para sua realização. Uma ferramenta que suporte mecanismos de coordenação, como descritos na Seção 2.2.12, permitiria definir esse workflow das atividades para o curso. Observemos que esse mesmo tipo de mecanismo pode ser usado para descrever a própria seqüência de execução de um curso como um conjunto de tarefas, algumas que devem ser realizadas após outras (não é possível obter a tarefa se as tarefas ainda não foram designadas aos grupos) enquanto outras podem ocorrer de forma relativamente independente (antes do início do curso, o professor/autor pode selecionar alunos ou trabalhar na implantação do curso em qualquer ordem).

Como descrito acima, a atividade pedagógica inicial é a leitura de um texto de apoio. Se o texto de apoio for um hipertexto disponibilizado de forma eletrônica, o ambiente pode apoiar essa atividade através de um browser ``enriquecido'' com um mecanismo de anotações, como o descrito na Seção 2.2.2. Dessa forma, o aluno pode manter um registro de suas dúvidas, comentários e reflexões contextualizadas pelo próprio hipertexto de apoio. A integração a mecanismos de busca e a repositórios de material relevante também pode apoiar a atividade individual dentro do ambiente colaborativo.

Na interação com membros do grupo, uma possível ferramenta é a extensão do mecanismo de anotações para ambientes colaborativos, que permite classificar cada registro de anotação em uma de três categorias: pessoal, para o grupo ou pública. Ferramentas tradicionais de comunicação mediada por computador, como o correio eletrônico, os fóruns de discussão e chats devem naturalmente ser integradas ao ambiente, assim como o poderiam ser ferramentas para áudio e vídeo-conferências.

Na construção do documento em grupo, as mesmas ferramentas de autoria e de comunicação usadas anteriormente seriam aqui disponibilizadas. Mais uma vez, é interessante integrar ferramentas externas ao ambiente (editores colaborativos) e ter a manutenção de versões conforme o documento vai sendo construído. As anotações de grupo podem ser mais uma vez utilizadas para manter os comentários dos participantes contextualizados à versão do documento em trabalho. Ferramentas de votação podem ser integradas para dar apoio às tomadas de decisões não consensuais.

A avaliação ao final do curso pode ser apoiada através do registro das diversas atividades realizadas através do ambiente. Nesse sentido, uma extensão da ferramenta apresentada na Seção 2.2.10 -- que não se restringisse apenas ao registro de acesso ao servidor Web mas que acompanhasse todas as atividades -- seria um precioso aliado dos professores/autores, que poderiam avaliar que ferramentas do ambiente são efetivas dentro da proposta colocada. Conforme estudos preliminares relacionados a essa experiência, essa avaliação deverá ser apoiada por técnicas de exploração de dados (data mining), considerando o volume de informação que pode ser obtido através desse registro de atividades.


next up previous contents
Next: Conclusões Up: Um Ambiente Colaborativo, segundo Previous: Atividades no ambiente colaborativo   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16