Existem diferentes mecanismos de aprendizado mediados por computador, cada qual suportado de maneira diferente. Assim, autoria de materiais educacionais não é uma atividade com natureza única. Além disso, segundo Schär & Krueger (2000), não sendo o aprendizado um fenômeno unitário, falta-lhe uma teoria comum.
A atual tecnologia base da WWW provê suporte para criação de materiais que representam um relativo avanço sobre os convencionais livros e textos em papel, mas não é suficiente para o estabelecimento de um ambiente computacional para apoio à aprendizagem. Entre os requisitos de um ambiente computacional para apoio à autoria de materiais educacionais podem ser citados:
Para o ensino mediado por computador, filosofias contrastantes que vão do objetivismo ao construtivismo estabelecem extremos de um contínuo. A filosofia objetivista está baseada na idéia de que estudantes aprendem por que lhes falam e que o conhecimento é objetivo e existe independentemente dos aprendizes. Como conseqüência, o material usado para aquisição de conhecimento, que resulta desse tipo de filosofia, tende a ser mais explícito e declarativo. A filosofia construtivista presume que pessoas aprendem fazendo, ou seja, constróem o conhecimento situando experiências cognitivas em atividades autênticas. Como resultado, o conhecimento emergente pode ser um tanto quanto intuitivo, mas mais consolidado.
Schär & Krueger (2000) sugere quatro diferentes tipos de sistemas de aprendizado, que, conseqüentemente, requerem diferentes ferramentas e atividades de autoria:
Pode-se incluir um quinto tipo de sistema de aprendizado:
Neste contexto estabelecido por Schär & Krueger, no transcorrer do Projeto SAPIENS foram desenvolvidos os esforços descritos a seguir.
Foi desenvolvido um gerador de multiligações para uso em browsers HTML, ou seja, uma ferramenta para especificação de ligações hipermídia com vários destinos e várias origens que gera automaticamente arquivos HTML, através de scripts CGI (Common Gateway Interface), que representam e suportam esse tipo de ligação. Para o usuário interessado, esse tipo de ferramenta permite um ganho de tempo no processo de autoria e de manutenção de arquivos HTML na WWW.
Outra ferramenta de apoio ao ensino de linguagens de programação é o simulador gráfico para ponteiros, uma ferramenta gráfica que recebe como entrada um programa em linguagem C, que use comandos relacionadas com ponteiros, e o interprete graficamente, permitindo ao estudante a percepção visual do funcionamento de ponteiros na memória de um computador. Uma extensão proposta para esse trabalho é o desenvolvimento de um simulador gráfico para um sistema operacional simplificado, baseado no microprocessador 8086. Este simulador permitirá que alunos de disciplinas envolvidas com Sistemas Operacionais desenvolvam experimentos e projetos de implementação de partes de um sistema operacional. O desenvolvimento dessa atividade resultou na publicação do artigo por Tobar & Charnet (2000).
Outro experimento desenvolvido no contexto das atividades de apoio à autoria envolve a modelagem e disponibilização de um sistema de informação desenvolvido através de uma metodologia orientada a sistemas hipermídia na Web. O sistema escolhido compreende informações relativas a um curso de graduação com professores, disciplinas, salas de aula, turmas e seus relacionamentos, que podem ser acessados através de opções preestabelecidas.
Finalmente, está sendo desenvolvida uma ferramenta de autoria que objetiva a produção de materiais educacionais, do ponto de vista estrutural, agregando informação semântica às partes, visando posterior recuperação e reuso de suas partes. Além disso, oferece a possibilidade de criar materiais cujos elementos podem ser relacionados diferentemente. Essas relações estabelecem dimensões ortogonais que permitem definir precedências, pré-requisitos e detalhamentos.