A proposta do Projeto SAPIENS4.1 apresentava, no formato original do Projeto, em sua Parte VIII -- Cronograma de Execução do Projeto, um conjunto de 20 tarefas a serem desenvolvidas no prazo de 36 meses.
Essas vinte tarefas pretendiam, se resumidas em grandes blocos, alcançar os seguintes objetivos:
Adicionalmente um aspecto subliminar mas importantissimo era o desenvolvimento de um grupo multidisciplinar, envolvendo pesquisadores das vertentes computacionais e pedagógicas, que construísse uma forma e uma linguagem de trabalho cooperativa.
De todos os aspectos previstos, o terceiro acima não pode ser desenvolvido em sua plenitude por questões de prazo (com a redução da duração do projeto para 24 meses), já que as ferramentas computacionais desenvolvidas ainda não permitem um teste adequado dos protótipos em implementação; acreditamos que isso será possível ao longo do ano de 2001.
Abordando o aspecto pedagógico, baseados nos resultados das atividades narradas na Seção 2.1 e das contribuições da seção inicial do Capítulo 3, a Seção 3.2 propõe uma organização e uma arquitetura conceitual para um ambiente como o de interesse. É importante salientar que não existe nem modelo nem metodologia única para ambientes de aprendizagem apoiados em recursos computacionais, como aliás é evidente ao tratar-se as inúmeras linhas e metodologias pedagógicas existentes. A Seção 3.2 define um modelo e uma linha de ação que emergiram de nossos estudos e serão contempladas em nossas próximas atividades, enquanto implementação de ambientes.
Sob a óptica computacional, as ferramentas desenvolvidas no protótipo CALM acrescidas daquelas apresentadas na Seção 2.2 são o ponto de partida para a implementação do ambiente alvo. Dando continuidade ao enfoque introduzido pelos protótipos CALM e Atena, apoio a colaboração e autoria, tratamento de aspectos administrativos de cursos, modelagem de ambientes, coordenação de tarefas, utilização de agentes são os elementos que possibilitarão apoiar as diretrizes definidas na Seção 3.2.
Como avaliação final, o Projeto SAPIENS permitiu-nos avançar muito na direção da definição de um arcabouço de métodos e ferramentas que possibilitem agregar o uso de computadores à Aprendizagem de forma harmoniosa e positiva.