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Curso Read in Web

Read in Web é um material auto-instrucional originalmente projetado visando a atender os alunos pós-graduandos da UNICAMP que precisam, para fins acadêmicos, melhorar sua proficiência na leitura de textos em inglês. Como parte de um projeto mais amplo que agrega uma série de pesquisas sobre a linguagem e o ensino de línguas via rede, ou mais especificamente através da World Wide Web (WWW), o Read in Web tem sido objeto de coleta de dados para investigações centradas nesses temas. No momento, o uso do material está sendo testado e avaliado por 70 alunos distribuídos em dois grandes grupos: um grupo de 50 alunos que está executando as atividades do curso de forma autônoma e avaliando-as através de um questionário eletrônico; e um grupo controle de 20 alunos, para o qual foi oferecida a possibilidade de interação via e-mail com um professor de inglês. Alguns destes alunos serão também entrevistados e os dados coletados nessas entrevistas informarão futuras análises qualitativas. A pesquisa desenvolvida dentro do Projeto SAPIENS tem como objetivo a construção de ferramentas que permitam compilar e analisar os dados sobre a utilização desse material, os quais estão registrados em um servidor central na UNICAMP (Seção 2.2.10). Informações mais detalhadas sobre padrões de navegação são importantes não só para uma triangulação mais criteriosa do conjunto de dados já levantados, como também para investigar questões pedagógicas específicas.

Descrição do objeto de investigação

Do ponto de vista pedagógico o material do curso Read in Web foi estruturado a partir de uma orientação reflexiva e construtivista. Seguindo o modelo de Braga & Busnardo (1993), as atividades didáticas propostas têm por meta: conscientizar os alunos das diferentes dificuldades que enfrentam durante e execução da tarefa de ler textos acadêmicos em língua estrangeira; e promover o desenvolvimento de estratégias que permitam esse aluno não só contornar tais dificuldades, mas também aprender inglês através da prática de leitura.

O conteúdo programático do material corresponde ao programa da disciplina Inglês Instrumental I oferecida regularmente para alunos da graduação da UNICAMP. Embora a metodologia adotada contemple a exploração simultânea e integrada de questões de leitura e de aquisição de língua, a apresentação do material para uso em tela tornou necessária uma segmentação do conteúdo de modo a facilitar tanto o estudo independente como a navegação na rede. Essa segmentação foi orientada pelos objetivos pedagógicos acima descritos e resultou na construção de seis módulos a partir de critérios lingüísticos. Como resultado final, os módulos de 1 a 3 discutem, além das estratégias de leitura, questões lingüísticas relevantes para a compreensão no nível da sentença (verbos, formação de palavras, frases nominais complexas) e os módulos de 4 a 6 enfocam questões importantes para a compreensão no nível textual e discursivo (coesão, relações lógicas e recursos de modalização). Cada um dos seis módulos contém um conjunto de cinco atividades em média, cada uma delas correspondendo a uma ``aula virtual''. A organização estabelecida para cada atividade é a seguinte (Figura 2.1): um texto para leitura (com a tradução das palavras chave diretamente acessíveis na tela) e um conjunto de seis questões de compreensão com o respectivo gabarito; um tutorial que oferece a explicitação do conhecimento estratégico e exercícios que enfocam o item lingüístico privilegiado no módulo; e dois espaços de consulta, o dicionário (que inclui um glossário adicional para o texto lido e uma lista de palavras de função mais freqüentes no inglês) e uma apostila gramatical, que é específica para o módulo.

Figura 2.1: Estrutura funcional do curso Read in Web.
\includegraphics[width=\textwidth]{estrriw.eps}

A Figura 2.2 indica como essa segmentação de conteúdo foi incorporada na estrutura de navegação desenvolvida para as páginas do material pedagógico.

Figura: Estrutura de navegação para o curso Read in Web.
[Estrutura principal]\includegraphics[width=.75\textwidth]{mod2.eps}

[Estrutura de navegação da opção ``tutorial'']\includegraphics[width=.75\textwidth]{mod1.eps}

Como ilustra a Figura 2.2, o material Read in Web foi estruturado como um hipertexto. O registro eletrônico do percurso de navegação pelas páginas adotado pelo aluno e o tempo despendido em cada link são informativos tanto para avaliar os pressupostos pedagógicos que nortearam a elaboração desse material, como para investigar uma série de questões teóricas sobre ensino e aprendizagem através da WWW. Dados sobre o tempo despendido em cada link, por exemplo, permitem fazer previsões sobre graus de dificuldade que o aluno encontra na execução das diferentes tarefas propostas. Já os dados sobre o percurso de navegação são indícios relevantes para refletirmos sobre a construção do conhecimento a partir do material disponibilizado na tela. Mais especificamente, os caminhos de navegação podem indicar relações que o aluno estabelece entre os diferentes segmentos oferecidos pelo material: módulos, atividades e, dentro de cada atividade, entre o texto, as questões de compreensão, o material de apoio (dicionário e apostila gramatical), e o tutorial (estratégias e exercícios lingüísticos). O acesso ao registro eletrônico do tempo e percurso de navegação também pode ser útil para estudos interessados em investigar possíveis relações entre as opções de caminhos privilegiadas pelo aluno e fatores subjetivos tais como: tipo de motivação, estilo cognitivo e nível de conhecimento lingüístico prévio do aluno.

Essa gama de investigações, relevantes do ponto de vista pedagógico, depende da construção de uma ferramenta que viabilize a interface entre o professor ou pesquisador, leigo na área técnica, e os dados sobre a navegação registrados e disponíveis no servidor.

No âmbito do Projeto SAPIENS essa necessidade motivou a definição da atividade descrita na Seção 2.2.10 na qual a ferramenta em desenvolvimento permitirá coletar e consolidar as informações de forma a apoiar a análise das questões mencionadas nesta seção.


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Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16