next up previous contents
Next: Agentes para formação de Up: Situações teste sob a Previous: Sistema Atena   Sumário

Subsections


Ferramenta de análise e acompanhamento de cursos

O desenvolvimento de um ambiente computacional para o apoio aprendizagem, envolve questões associadas aos aspectos tecnológicos e computacionais. Uma delas é a forma de se avaliar o ambiente educacional. Esta avaliação deve ser capaz de fornecer parâmetros que permitam analisar o ambiente educacional tecnológico incluindo desde o material gerado, conteúdo e até o próprio processo de aprendizagem.

Atualmente, existem diversas ferramentas que permitem obter informações sobre a interação do usuário com páginas na WWW, como uma forma de se avaliar a utilização dos serviços oferecidos (Tao & Murtagh, 2000). Estas ferramentas normalmente exploram os arquivos de registro de acesso (http log file) gerados automaticamente pelos servidores Web.

Esses arquivos de log normalmente seguem o padrão CLF -- Common Log Format File (Apache Organization, 2000), definido como parte do protocolo HTTP. Nesse padrão, qualquer requisição de serviços feita ao servidor é registrada, sendo que esse registro normalmente inclui: o endereço IP de onde a requisição se originou, o username (caso o acesso tenha sido autenticado), a data e hora da requisição e o recurso (URL) solicitado.

Com base nestes logs, ferramentas tais como Webalizer (Barrett, 2001) e WebTrends (Webtrends Corporation, 2001) geram dados estatísticos referentes a totais de visitas a páginas, páginas mais acessadas, data e hora de utilização, etc. Estas informações são úteis em um cenário onde os dados a serem analisados são resultados de fatores quantitativos tais como contagem de acessos por domínio e quantificação de uso de um recurso.

Em se tratando de ambientes educacionais mediados por computador, essas estatísticas são falhas pois não fornecem informações suficientes que permitam avaliar o comportamento do aluno, a construção do material, as técnicas de aprendizagens, os estilos cognitivos e os interesses pedagógicos. Outro principal interesse em guardar informações é permitir uma análise posterior de todo o progresso da ferramenta sendo utilizada.

Dentro destes parâmetros, está em desenvolvimento um trabalho que visa implementar uma interface diferenciada para análise deste log padrão gerado pelo servidor.

A estratégia consiste em utilizar, como base para pesquisa, os dados gerados referentes a um curso de ensino a distância disponível na Web. Neste caso, está sendo utilizado o Curso Read in Web (Seção 2.1.1) disponibilizado pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Técnica Proposta

A partir do arquivo de log no padrão CLF gerado automaticamente pelo servidor Web (no caso, um servidor Apache), é realizada uma filtragem onde são retirados os dados irrelevantes e gravado um novo arquivo com as informações significativas. Estas informações incluem a identificação do usuário, data e hora da utilização e a página acessada, desde que relativa ao curso Read in Web.

A ideía é que, a partir desse arquivo, seja possível montar uma base de dados capaz de permitir consultas de diversas naturezas. Desta forma, passa a ser possível analisar aspectos que pelas ferramentas comuns são impossíveis de serem percebidos, tais como obter a sequência de utilização das páginas (o caminho percorrido) e o tempo despendido em cada atividade. Assim, torna-se possível avaliar as predições teóricas e os interesses pedagógicos que direcionaram a construção do material.

Essa base de dados, composta de dados extraídos das transações efetuadas pelo usuário, deverá ser importada para um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, que oferece facilidades para a manipulação e consulta da informação estruturada. Para facilitar o acesso a essas consultas, deverá ser desenvolvida uma interface com o elenco das consultas disponíveis previamente elaboradas.

Levando-se em consideração que ``o conhecimento que representa o comportamento do usuário vai muito além do simples acesso a páginas'' (Tao & Murtagh, 2000), é importante salientar que a quantidade de informações que pode ser extraída desta base de dados é grande desde que determinado os pontos os quais se deseja analisar. Essa estrutura permitirá que em um trabalho futuro possam ser aplicadas técnicas de data mining de forma a extrair os padrões de comportamento da utilização do material.


next up previous contents
Next: Agentes para formação de Up: Situações teste sob a Previous: Sistema Atena   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16