next up previous contents
Next: Integração de ferramenta externa Up: Situações teste sob a Previous: Sistema de anotações   Sumário


Edição de conteúdos em CALM com versões

Em CALM (Seção 2.2.1), os materiais de aprendizado, os assim chamados Contextos de Aprendizados, são definidos por um conjunto de Tópicos que guardam entre si uma relação de precedência definida por um Grafo de Tópicos. Cada Tópico por sua vez guarda como principal informação o Conteúdo que é eventualmente apresentado ao aprendiz quando este solicita uma Unidade de Estudos.

Uma característica importante em CALM é que seus usuários podem fazer anotações sobre um Conteúdo, conforme descrito na Seção 2.2.2, podendo estas anotações ser privadas (acessíveis apenas pelo usuário autor da anotação) ou públicas (acessíveis por usuários cadastrados em um grupo de estudo).

Assim, seria interessante para o processo de autoria de um Conteúdo que anotações pudessem ser usadas como fonte de revisão, possivelmente podendo ser incluídas diretamente no Conteúdo, gerando assim uma nova versão.

Nesta direção foi iniciado o desenvolvimento de um ambiente de autoria para o CALM que permitisse:

Para controlar a evolução dos Conteúdos e manter um histórico com as anotações usadas na edição, foi especificado um mecanismo de versões de Conteúdos baseado no sistema CVS (Cederqvist et al., 1993), para manter as versões de um conteúdo, bem como o histórico de anotações utilizadas na geração de uma versão. Além disso, um mecanismo de Web Publishing foi também incorporado, de forma que somente uma versão consolidada possa ser efetivamente disponibilizada para acesso pelos usuários CALM.

A Figura 2.10 mostra a arquitetura geral definida para o sistema. Nesta arquitetura, o ambiente de autoria primeiro requisita a última versão do repositório CVS (update ou checkout) para a área local de trabalho. Caso se queira partir de um conteúdo pré-existente, procede-se primeiro a uma operação import para registrar este conteúdo no repositório CVS, para depois construir a cópia de trabalho via checkout. Com a cópia local disponível, procede-se à edição.

Figura: Arquitetura de autoria de conteúdos com controle de versões.
\includegraphics[width=.75\textwidth]{agfig5.eps}

Terminada a edição, o autor poderá consolidar o resultado no repositório CVS com uma operação commit. Enquanto esta operação não for executada, as alterações não estarão disponíveis para co-autores ou revisores do Conteúdo. Faz parte desta operação de commit o fornecimento de informações sobre as anotações que foram consideradas durante o processo de edição do Conteúdo. O autor poderá ainda recuperar o histórico de alterações em um Conteúdo, o que é feito por operações log.

Quando julgar apropriado, o autor poderá também publicar a versão no servidor Web, para disponibilizar a nova versão para outros usuários em CALM. É a versão publicada que aprendizes acessam ao requisitar uma Unidade de Estudo.


next up previous contents
Next: Integração de ferramenta externa Up: Situações teste sob a Previous: Sistema de anotações   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16