next up previous contents
Next: Avaliação de ambientes educacionais Up: Situações teste sob a Previous: Agentes para formação de   Sumário


Mecanismos de coordenação

Esta atividade no âmbito do projeto SAPIENS tratou do estudo e da definição das interdependências que ocorrem freqüentemente entre tarefas colaborativas com o objetivo de apresentar um conjunto de mecanismos de coordenação para a especificação e controle da interação entre essas tarefas. Estes mecanismos são genéricos e podem ser reutilizados em uma série de ambientes colaborativos, tais como workflows interorganizacionais e ambientes virtuais colaborativos.

A separação entre atividades (tarefas) e dependências (controladas pelos mecanismos de coordenação) permite o uso de diferentes políticas de coordenação em um mesmo ambiente colaborativo, sendo necessário apenas trocar os mecanismos de coordenação. Os mecanismos são modelados por redes de Petri, que oferecem um suporte matemático para análise e simulação do comportamento do ambiente colaborativo. Com o modelo baseado em redes de Petri, é possível prever e testar o comportamento de um ambiente de suporte ao trabalho colaborativo antes mesmo de sua implementação.

As interdependências entre tarefas colaborativas foram divididas em duas grandes classes: dependências temporais e de gerenciamento de recursos.

As dependências temporais servem para estabelecer o ordenamento no processo de execução de tarefas. Através dos mecanismos de coordenação propostos para as dependências temporais, é possível estabelecer se uma tarefa deve ser executada antes, durante ou depois de alguma outra tarefa. Um exemplo de dependência temporal ocorre em sistemas de comércio eletrônico, onde o cancelamento de um pedido por parte do usuário só pode ocorrer antes do produto lhe ser enviado. Outro exemplo ocorre em sistemas de revisão, que só podem iniciar a atividade de revisão após o final da atividade de escrita do documento.

As dependências de gerenciamento de recursos são complementares às temporais e lidam com a distribuição dos recursos entre as tarefas. As dependências de gerenciamento de recursos são complementares às temporais e podem aparecer independentemente destas. Estas dependências lidam com o gerenciamento do acesso seqüencial ou simultâneo a um mesmo recurso. Um exemplo é quando dois ou mais participantes desejam alterar simultaneamente o mesmo trecho de um documento em um sistema de autoria colaborativa.

Esta atividade resultou em diversos trabalhos publicados (Raposo et al., 2000c; Raposo et al., 2000d; Raposo et al., 2000b; Raposo et al., 2000a; Raposo et al., 2001) e uma tese de doutorado (Raposo, 2000), onde podem ser obtidos mais detalhes.


next up previous contents
Next: Avaliação de ambientes educacionais Up: Situações teste sob a Previous: Agentes para formação de   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16