A tarefa de avaliação dos ambientes educacionais foi uma das atividades propostas dentro do Projeto SAPIENS, prevendo a elaboração de um relatório técnico com a caracterização de requisitos necessários aos ambientes visando a facilitar o ensino e o aprendizado.
Esta seção apresenta diversas experiências relacionadas ao desenvolvimento e implementação de ambientes educacionais, tanto no contexto internacional quanto nacional. É importante ressaltar, entretanto, que a discussão sobre ambientes educacionais aqui apresentada tem caráter descritivo, havendo a necessidade de uma avaliação mais aprofundada, incluindo as vantagens e limitações dos mesmos.
Nesse sentido, a próxima etapa a ser realizada consistirá no levantamento e estudo dos métodos de comparação existentes, identificando quais requisitos e características são relevantes e que devem ser considerados no processo de avaliação dos ambientes educacionais.
Alguns trabalhos e ambientes educacionais existentes são apresentados na Tabela 2.2. Destaque-se que inúmeras iniciativas têm sido observadas no sentido de explorar o uso de recursos computacionais no contexto educacional. Vários outros ambientes educacionais podem ser encontrados, sendo utilizados no processo de ensino, aprendizado e treinamento das mais variadas áreas de conhecimento.
|
Na seqüência, alguns ambientes educacionais são apresentados mais detalhadamente. WebCT e HLM são iniciativas internacionais e têm sido utilizados com sucesso em programas de ensino, aprendizado e treinamento. AulaNet e SASHE são iniciativas nacionais. No relatório técnico que será publicado em função dessa atividade constará também a análise do ambiente resultante do Projeto SAPIENS.