next up previous contents
Next: O ambiente SASHE Up: Avaliação de ambientes educacionais Previous: O ambiente HLM   Sumário

O ambiente AulaNet

O AulaNet (Lucena et al., 1998) é um ambiente de aprendizado cooperativo baseado na Web, desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), para administração, criação, manutenção e assistência de cursos a distância. Os cursos criados neste ambiente enfatizam a cooperação entre alunos e entre aluno e professor, sendo apoiados por uma variedade de tecnologias disponíveis na Internet.

Os objetivos do AulaNet são: promover a adoção da Web como um ambiente educacional; contribuir com mudanças pedagógicas, dando suporte à recriação; e encorajar a evolução do conhecimento, tanto para alunos quanto para professores.

Ainda, o ambiente baseia-se nas seguintes premissas: o autor do curso não precisa ser um especialista em Web; os cursos criados devem apresentar elevado grau de interatividade, de modo a atrair maior participação do aluno no processo de aprendizado; os recursos oferecidos para a criação de cursos devem corresponder aos de uma sala de aula convencional, acrescidos de outros normalmente disponíveis na Web; e deve ser possível a reutilização de conteúdos já existentes em mídia digital, por exemplo, por meio de importação de arquivos.

Os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizado, segundo a concepção do AulaNet são:

Administrador:
facilitador da integração professor/curso/aluno, tratando de aspectos de natureza predominantemente operacional, tais como, inscrição de professores e matrícula de alunos.

Aluno:
usuário final do curso, representando o público-alvo a quem o curso se destina.

Professor:
principal cliente do AulaNet. Responsável pela criação do curso, desde a sua descrição inicial até a entrada do conteúdo. Pode ou não ser o responsável pela aplicação do curso, podendo ainda contar com o auxílio de um monitor para tratar dos aspectos práticos do curso e ajudar na avaliação dos alunos.

A fim de que o professor possa elaborar seu curso conforme os objetivos do processo de aprendizado, o AulaNet oferece um conjunto de mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação.

Os mecanismos de comunicação fornecem meios para a troca de informações entre professores e alunos. Tais mecanismos incluem ferramentas de correio eletrônico e lista de discussão, ferramenta de conferência assíncrona textual (newsgroup), ferramenta de conferência síncrona textual (chat) e ferramenta de videoconferência (CU-SeeMe).

Os mecanismos de coordenação oferecem suporte às atividades de acompanhamento do curso. Incluem ferramentas para o planejamento de tarefas (agenda, quadro de avisos) e para avaliação do aprendizado (provas, trabalhos, exercícios).

Os mecanismos de cooperação correspondem ao instrumental pedagógico que deverá ser utilizado no decorrer do curso. No AulaNet, cooperação deve ser entendida como a preparação do material ao qual os alunos terão acesso e, sob uma perspectiva construtivista, como a permissão para que outras pessoas (outros professores e alunos) possam preparar materiais que poderão ser incorporados ao curso. Como mecanismos de cooperação têm-se: transparência, apresentação gravada, texto de aula, livro-texto, bibliografia, demonstração, co-autoria de professor e co-autoria de aluno.

É importante ressaltar que o AulaNet promove a separação entre o conteúdo e a navegação, liberando o professor da tarefa de programação. Desse modo, o trabalho do professor consiste em criar material educacional de boa qualidade, deixando a programação da navegação para o ambiente.

Ao aluno é oferecido um menu de serviços, configurado pela seleção dos mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação, realizada previamente pelo professor. Ao contrário de links de baixo nível, a utilização de um menu de serviços proporciona ao aluno facilidades de navegação de alto nível, que ajudam a minimizar o problema de desorientação. Ainda, os cursos oferecidos usando o ambiente são estruturalmente parecidos, aumentando o sentido de orientação do aluno.

O AulaNet deliberadamente não oferece meios de sincronização entre os diferentes materiais em virtude da concepção de que o aluno é quem deve ter o controle. Desse modo, o aluno pode colocar o vídeo em segundo plano e simplesmente ouvi-lo, retroceder ou avançar o vídeo, mover a divisão entre as transparências e o texto de aula, entre outras opções para otimizar a área de sua tela.

O AulaNet encontra-se disponível em português e em inglês. De acordo com Lucena et al. (1999), na versão em português do ambiente, até julho de 1999 existiam cerca de 1800 alunos e 60 professores registrados; 40 cursos sobre os mais variados assuntos estavam sendo desenvolvidos, dos quais 19 já estavam disponíveis para consumo.

A Figura 2.27 ilustra a interface do aluno no ambiente AulaNet.

Figura 2.27: Interface do aluno no ambiente AulaNet.
\includegraphics[]{aulanet.eps}


next up previous contents
Next: O ambiente SASHE Up: Avaliação de ambientes educacionais Previous: O ambiente HLM   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16