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O ambiente HLM

Desenvolvido no HyperLearning Center da George Mason University, pelo grupo de pesquisa coordenado por Daniel Menascé, o HLM (HyperLearning Meter) (Menascé, 1998) é um ambiente de auto-avaliação e certificação baseado em Web.

O ambiente HLM é destinado aos profissionais que desejam desenvolver e certificar sua competência em determinado domínio. A tecnologia para a certificação é um ponto crucial. O sistema de certificação desenvolvido apresenta questões individualizadas para cada aluno, nunca repetindo a mesma questão; gera questões a partir de templates preparados por professores; e colhe amostras e medidas estatísticas a respeito do progresso do aluno, contrastando-o com um mapa conceitual do domínio. O ambiente permite ainda que o aluno realize testes de auto-avaliação, obtendo versões preliminares de certificações; apresenta ao aluno seus pontos fracos, indicando os links para módulos que podem auxiliá-los; e fornece aos professores dados importantes relativos ao progresso de um grupo de alunos.

A Figura 2.25 ilustra os módulos componentes do HLM, a ordem em que os mesmos devem ser executados e o inter-relacionamento entre eles. Uma breve descrição de cada módulo é apresentada a seguir.

Figura: Inter-relacionamento entre os módulos do ambiente HLM.
\includegraphics[width=\textwidth]{hlm.eps}

O Concept Map Editor (CME) é uma ferramenta que permite que o professor construa um mapa da disciplina, chamado mapa conceitual, que consiste de conceitos e seus inter-relacionamentos representados por links conectando tais conceitos. Os links possuem pesos, os quais representam a importância dos subconceitos com relação aos conceitos-pai. Um mapa conceitual é um grafo dirigido e acíclico. A Figura 2.26a ilustra a utilização do CME.

Uma vez desenhado o mapa conceitual de um curso, templates de questões podem ser criados pelo professor usando o Parametric Assessment Template (PAT) authoring tool. Tais templates podem conter vários tipos de objetos tais como texto, vídeo, som, grafos, tabelas, equações e parâmetros que são instanciados quando o template torna-se uma questão apresentada ao aluno. Os valores dos parâmetros são associados aleatoriamente na realização de um teste. A Figura 2.26b apresenta a PAT authoring tool sendo utilizada na elaboração de uma questão de múltipla escolha para geometria analítica. No template são utilizados três parâmetros (a, b e c); a resposta é dada em função dos parâmetros. Uma lista de URLs indicando pontos na Web que contêm mais explicações a respeito da questão também pode ser fornecida.

Templates podem ser utilizados na construção de testes para auto-avaliações ou certificações. O Test Builder (Figura 2.26c) permite que os professores realizem uma busca nos templates em sua base de dados local ou em qualquer lugar na Web. Os templates recuperados podem ser visualizados e adicionados ao teste. O mapa conceitual é apresentado sempre que um template é adicionado ao teste para permitir que o professor ``clique'' nos conceitos testados pelo template. O professor também pode especificar quantas questões devem ser apresentadas cada vez que um teste é realizado e quais templates são obrigatórios.

O HLM gera testes de auto-avaliações ou certificações usando o Test Generator. Parâmetros são instanciados com valores gerados aleatoriamente. Testes de auto-avaliação podem ser realizados várias vezes. O ambiente HLM utiliza um modo adaptativo na apresentação de um teste. Templates de questões que já foram respondidas corretamente tendem a ser apresentados com menos freqüência do que aqueles em que o aluno teve dificuldade. A Figura 2.26d ilustra como uma questão correspondente ao template da Figura 2.26b seria apresentada a um aluno.

O professor pode monitorar o progresso de um único aluno ou de grupo de alunos pela observação de conceitos, templates ou testes usando o Performance Monitor.

Através do Messenger, o professor pode agendar mensagens para serem automaticamente enviadas para si próprio e/ou para os alunos quando determinados eventos ocorrerem. Como exemplos de tais eventos têm-se: ``o aluno não realizou determinado teste'', ``escore em determinado teste, template ou conceito inferior ao limite estabelecido''.

Figura 2.26: Telas do ambiente HLM.
[Concept Map Editor]
\includegraphics[width=\textwidth]{hlmcme.eps}
[PAT Authoring Tool]
\includegraphics[width=\textwidth]{hlmpatat.eps}


[Test Builder]
\includegraphics[width=\textwidth]{hlmtb.eps}
[Instantiated PAT]
\includegraphics[width=\textwidth]{hlmipat.eps}

Como ressalta Menascé (1998), o HLM tem sido utilizado no curso de Sistemas Operacionais, tanto no nível de graduação como no de pós-graduação, bem como em um programa de certificação em Engenharia de Redes, na George Mason University. Avaliações dos próprios alunos têm demonstrado que o ambiente é bastante útil, ajudando-os a identificar quais aspectos da aula não foram bem compreendidos. Ainda segundo Menascé, existe uma forte correlação entre os resultados dos exames e as notas (escores) obtidas e o número de vezes que os alunos utilizaram o HLM com o propósito de auto-avaliação. Além disso, o ambiente foi incorporado a ferramentas utilizadas pela DoD's Defense Aquisition University e ACM's Professional Knowledge Program.


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Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16