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O ambiente SASHE

O SASHE (Sistema de Autoria e Suporte Hipermídia para Ensino) (Santos et al., 1997), desenvolvido no ICMC/USP, é um ambiente de autoria e navegação de hiperdocumentos para aplicações de ensino, que proporciona ao autor a capacidade de estabelecer um equilíbrio entre o controle do aluno e do sistema por meio da autoria de roteiros com escopos variados de liberdade de navegação pelo aluno (Nunes & Fortes, 1997).

O ambiente é composto por dois módulos principais: de autoria e de navegação. No módulo de autoria, o autor pode criar hiperdocumentos, desde os mais simples até os mais complexos com vários níveis de aninhamento. No SASHE, um hiperdocumento é estruturado em contextos. Cada contexto corresponde a um espaço de informação, podendo conter outros contextos (aninhados) e informações. Tal característica possibilita a construção de hiperdocumentos hierárquicos, partindo-se de contextos com informações mais genéricas para contextos com informações mais específicas (Pansanato & Nunes, 1999). Para editar o hiperdocumento, conceitos como nó terminal (texto, áudio, gráfico e vídeo), nó de composição (trilha, contexto de usuário) e âncoras-elo são utilizados.

No módulo de navegação, o aluno encontra janelas que apresentam o material didático e botões associados à caracterização do material (Figura 2.28). Aos botões estão associadas funções que utilizam, em sua maioria, informações provenientes dos atributos e da contextualização dos nós (Santos et al., 1997).

Figura: Interface com o usuário-aluno no ambiente SASHE.
\includegraphics[width=.9\textwidth]{sashe.eps}

Os botões ``Está Fácil'' e ``Está Difícil'' estão relacionados à apresentação dos nós referentes a um determinado tópico (portanto, do mesmo contexto), julgados de acordo com o grau de dificuldade. Conforme destacado por Santos et al. (1997), caso o autor tenha criado explicitamente um nó correspondente e de grau de dificuldade diferente, este será selecionado nesta busca. Do contrário, uma segunda estratégia considera o atributo função-didática para a seleção do próximo nó: funções de correspondência são definidas, conforme ilustrado na Figura 2.29. Ao escolher ``Está Difícil'', por exemplo, e sendo o nó atual um nó ``definição'', o sistema procura por um nó, no mesmo contexto, com função ``introdução''. Não existindo tal nó, a busca pela tabela continua: a partir da ``introdução'', a escolha do ``Está Difícil'' remete à busca por um nó ``motivação''. Em último caso, a saída via ``tópico anterior'' no roteiro sempre é alcançada, uma vez que a relação é acíclica (Santos et al., 1997).

Figura: Correspondências entre atributos para estratégias tutoriais embutidas nos botões ``Está Difícil'' e ``Está Fácil''.
\includegraphics[scale=.9]{diffac.eps}

Os botões ``Bibliografia'', ``Glossário'' e ``Exercícios'' fornecem ao aluno informações úteis no domínio educacional. A busca pelas informações associadas a estes botões se dá no menor contexto que contém o nó atual e sua existência é dependente da autoria. Com relação ao botão ``Ajuda'', a busca é realizada, no contexto, procurando-se por um nó de igual atributo, construído pelo autor. Neste caso, são apresentadas as perguntas e respostas mais freqüentes do tópico em questão.

Para auxiliar na orientação do aluno, estão disponíveis os botões ``Agenda'', ``Onde Estou?'' e ``Contexto''. O botão ``Agenda'' situa graficamente o nó atual no roteiro que está sendo percorrido. O botão ``Onde Estou?'' situa o nó atual na trilha de nós já percorridos. O botão ``Contexto'' mostra, via browser gráfico, o contexto correspondente ao grau de liberdade do nó atual, incluindo demais nós e todas as ligações do nó de contexto.

O botão ``Mais informações'' ativa a busca, em todo o hiperdocumento, por uma lista de nós que possuam uma ou mais palavras-chave em comum com o nó atual. Qualquer um dos nós selecionados pode ser visualizado pelo aluno. Os quatro botões na parte inferior da Figura 2.28 possibilitam ao aluno deslocar-se para frente e para trás no roteiro e na trilha sendo percorrida.

Recentemente foi desenvolvida e integrada ao ambiente SASHE a ferramenta EHDT (Educational Hyperdocuments Development Tool), que apóia a aplicação do EHDM (Educational Hyperdocuments Design Method). Segundo Pansanato & Nunes (1999), o EHDM é um método para o projeto de aplicações hipermídia para ensino, proposto como base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria que incorporam a modelagem do domínio do conhecimento como parte do seu processo de autoria.


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Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16