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Requisitos e aspectos para avaliação e comparação

Nas seções anteriores foram apresentadas várias experiências relacionadas à aplicação de recursos computacionais no processo de ensino, aprendizado e treinamento, sendo descritos sucintamente diversos ambientes e sistemas educacionais.

É preciso ressaltar, entretanto, que o simples emprego de recursos computacionais não implica o sucesso no aprendizado ou no treinamento. Os ambientes e sistemas educacionais implementados não possuem quaisquer características que assegurem automaticamente a qualidade dos cursos que serão oferecidos por meio de sua utilização.

Observa-se uma diversidade de características e funcionalidades associadas aos ambientes e sistemas educacionais. Dada tal diversidade, dois aspectos importantes que devem ser abordados referem-se a: como avaliar as propriedades dos diferentes ambientes sob o ponto de vista educacional; e como determinar se a nova tecnologia pode ser incorporada no contexto de ensino, aprendizado e treinamento de uma dada organização.

Na verdade, conforme ressalta Britain (1999), um dos problemas associados aos ambientes educacionais é a falta de um método de avaliação coerente dentro do qual seja possível avaliar tanto os benefícios pedagógicos quanto as mudanças organizacionais requeridas para a sua efetiva utilização.

Atualmente, a maioria das avaliações e comparações entre os ambientes educacionais existentes concentram-se em características e detalhes técnicos. A Tabela 2.4, sintetizada a partir de Britain (1999), ilustra algumas dessas características.


Tabela: Características para avaliação e comparação de ambientes educacionais.
Ferramentas do Professor
Ferramentas para Gerenciamento de Recursos
Elaboração/importação de conteúdo
Recursos de armazenamento
Inserção de metadados
Inserção de descrições
Inserção/execução de conteúdo multimídia
Ferramentas para Gerenciamento de Alunos
Armazenamento e visualização de informações do aluno
Inserção/remoção de alunos
Acompanhamento das atividades do aluno
Ferramentas para Gerenciamento de Cursos
Estruturação de cursos
Adição de recursos
Elaboração de atividades (assignments)
Realização de avaliações
Revisão de cursos
Criação de grupos de discussão
Ferramentas do Aluno
Ferramentas para Gerenciamento de Recursos
Navegação
Elaboração/importação de conteúdo
Armazenamento de bookmarks
Inserção de metadados
Inserção de descrições
Execução de multimídia
Ferramentas para Gerenciamento de Alunos
Visualização de
informações do aluno
Autoria de páginas pessoais
Ferramentas para Gerenciamento de Ensino
Calendário
Ferramentas para auto-avaliação
Recurso de busca
Criação de grupos de discussão
Ferramentas de Interação
E-mail
Quadro de avisos
Troca de arquivos
Comunicação assíncrona
Chat
Whiteboard
Vídeo-conferência


Em Marshall University's Center for Instructional Technology (2000) também são apresentadas algumas características para a comparação de ambientes educacionais, categorizadas da seguinte forma: Características de Desenvolvimento, Ferramentas do Professor, Características Instrucionais, Ferramentas do Aluno, Suporte Técnico, Características Administrativas, Ferramentas Administrativas, Custos de Software e Custos de Hardware. Embora haja várias características em comum entre as duas abordagens, nesta também pode-se observar a presença de características abordando aspectos administrativos e de custo.

Tais características, entretanto, não possuem a abrangência necessária, em termos pedagógicos e organizacionais, para decidir se um dado ambiente é melhor (ou mais adequado) que outro.

Outros aspectos importantes a serem considerados na avaliação de ambientes educacionais são os abordados na Norma ISO/IEC 14598-5 (ISO/IEC, 1996). Dentro desse contexto, Campos (1994) propôs um método para avaliação de sistemas hipermídia sob a perspectiva de usuários-autores, de acordo com essa norma. Na Tabela 2.5 são identificados os objetivos, os fatores de qualidade a eles relacionados e, para cada fator, os subfatores pertinentes a serem considerados durante uma avaliação. Critérios de avaliação relacionados a cada subfator também são apresentados.


Tabela: Objetivos, fatores, subfatores e critérios para avaliação de sistemas hipermídia.
\begin{table}\begin{center}
\includegraphics[width=.9\textwidth]{quadro3.eps}
\end{center}\end{table}


Nesse contexto pretende-se investigar métodos para a avaliação e comparação de ambientes educacionais, considerando não apenas características e detalhes técnicos, mas também aspectos educacionais e organizacionais. Ainda, pretende-se incorporar alguns dos aspectos abordados em Campos (1994) à avaliação.


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Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16