Nas seções anteriores foram apresentadas várias experiências relacionadas à aplicação de recursos computacionais no processo de ensino, aprendizado e treinamento, sendo descritos sucintamente diversos ambientes e sistemas educacionais.
É preciso ressaltar, entretanto, que o simples emprego de recursos computacionais não implica o sucesso no aprendizado ou no treinamento. Os ambientes e sistemas educacionais implementados não possuem quaisquer características que assegurem automaticamente a qualidade dos cursos que serão oferecidos por meio de sua utilização.
Observa-se uma diversidade de características e funcionalidades associadas aos ambientes e sistemas educacionais. Dada tal diversidade, dois aspectos importantes que devem ser abordados referem-se a: como avaliar as propriedades dos diferentes ambientes sob o ponto de vista educacional; e como determinar se a nova tecnologia pode ser incorporada no contexto de ensino, aprendizado e treinamento de uma dada organização.
Na verdade, conforme ressalta Britain (1999), um dos problemas associados aos ambientes educacionais é a falta de um método de avaliação coerente dentro do qual seja possível avaliar tanto os benefícios pedagógicos quanto as mudanças organizacionais requeridas para a sua efetiva utilização.
Atualmente, a maioria das avaliações e comparações entre os ambientes educacionais existentes concentram-se em características e detalhes técnicos. A Tabela 2.4, sintetizada a partir de Britain (1999), ilustra algumas dessas características.
Em Marshall University's Center for Instructional Technology (2000) também são apresentadas algumas características para a comparação de ambientes educacionais, categorizadas da seguinte forma: Características de Desenvolvimento, Ferramentas do Professor, Características Instrucionais, Ferramentas do Aluno, Suporte Técnico, Características Administrativas, Ferramentas Administrativas, Custos de Software e Custos de Hardware. Embora haja várias características em comum entre as duas abordagens, nesta também pode-se observar a presença de características abordando aspectos administrativos e de custo.
Tais características, entretanto, não possuem a abrangência necessária, em termos pedagógicos e organizacionais, para decidir se um dado ambiente é melhor (ou mais adequado) que outro.
Outros aspectos importantes a serem considerados na avaliação de ambientes educacionais são os abordados na Norma ISO/IEC 14598-5 (ISO/IEC, 1996). Dentro desse contexto, Campos (1994) propôs um método para avaliação de sistemas hipermídia sob a perspectiva de usuários-autores, de acordo com essa norma. Na Tabela 2.5 são identificados os objetivos, os fatores de qualidade a eles relacionados e, para cada fator, os subfatores pertinentes a serem considerados durante uma avaliação. Critérios de avaliação relacionados a cada subfator também são apresentados.
Nesse contexto pretende-se investigar métodos para a avaliação e comparação de ambientes educacionais, considerando não apenas características e detalhes técnicos, mas também aspectos educacionais e organizacionais. Ainda, pretende-se incorporar alguns dos aspectos abordados em Campos (1994) à avaliação.