next up previous contents
Next: Um Ambiente Colaborativo, segundo Up: Integrando o pedagógico e Previous: Requisitos e aspectos para   Sumário


Comentários finais

Este capítulo apresentou o conjunto de atividades desenvolvidas durante a segunda fase do Projeto SAPIENS, subdividindo-as nas atividades voltadas ao estudo dos aspectos pedagógicos e nas voltadas aos aspectos computacionais.

As atividades da Seção 2.1 foram voltadas à construção de um entendimento de alguns dos aspectos pedagógicos relacionados com a construção de ambientes de aprendizagem apoiados em computador.

Dessa forma, as Seções 2.1.1 e 2.1.2 apresentaram respectivamente uma experiência em andamento e outra especificada e que abordam a vertente auto-instrucional. As Seções 2.1.3 e 2.1.4 apresentaram respectivamente a especificação de um experimento e o relato de um curso já oferecido.

Já a Seção 2.2 apresentou os aspectos voltados à óptica de definição, modelagem, estudo e implementação de experimentos envolvendo aspectos computacionais. Inicialmente foi apresentado o protótipo CALM, utilizado no estudo de diversos aspectos de interesse como Anotação, Geração de Conteúdos, Integração de Ferramentas. Adicionalmente outro experimento, referente a aspectos de administração, foi discutido através do sistema Atena. Aspectos complementares porém não menos importantes também foram tratados, como o uso de agentes de software, modelagem e estratégias de coordenação.

Os quatro experimentos da Seção 2.1 em complementação aos aspectos abordados na Seção 2.2 permitiram moldar os aspectos de modelagem e do ferramental computacional necessário para Sistemas de Aprendizagem Apoiados em Computadores apresentados no Capítulo 3.


next up previous contents
Next: Um Ambiente Colaborativo, segundo Up: Integrando o pedagógico e Previous: Requisitos e aspectos para   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16