Durante o segundo semestre de 2000 foi oferecida pele terceira vez, no âmbito da pós-graduação da FEEC em Engenharia Elétrica, a disciplina Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino para alunos de mestrado, doutorado e especiais do programa de pós-graduação da FEEC.
O objetivo da disciplina enquanto conteúdo era o de discutir a relação tecnologia-aprendizagem, abordado sob a óptica da tecnologia. Um importante aspecto correlato foi a experimentação de uma metodologia de ensino onde as aulas eram em forma de plenária, sempre antecedidas de discussões em grupo, de forma a avançar também no aspecto pedagógico.
Para esse oferecimento da disciplina, foram recebidas 44 inscrições para as 28 vagas oferecidas. O número de vagas foi definido em função do número de temas de discussão definidos pelos professores (nesse caso, sete temas) e da dinâmica de trabalho adotada (grupos de até quatro alunos trabalhando em um tema). A disciplina, resumidamente, teve o seguinte desenvolvimento:
Tópicos abordados | Semana |
---|---|
Introdução à metodologia, descrição dos tópicos | 1 |
Aprendizagem individual apoiada por computador | 2 e 9 |
Hipermídia | 3 e 10 |
Aprendizagem colaborativa | 4 e 11 |
Comunicação mediada por computador | 5 e 12 |
Informação estruturada na WWW | 6 e 13 |
Interação | 7 e 14 |
Realidade Virtual | 8 e 15 |
Fechamento do curso, seminários, conclusões | 16 |
Um detalhamento desse calendário poderia ser obtido pelos alunos a partir da página Web da disciplina2.1, apresentada na Figura 2.4.
O desenvolvimento de cada tópico foi responsabilidade de um grupo fixo formado por quatro (em alguns casos, três) alunos denominados relatores. Na primeira semana dedicada ao tópico (ver acima), a classe foi subdividida em grupos, cada grupo sob a coordenação de um relator. Durante a aula, cada grupo discute um tópico especificado pelos instrutores relativo ao tema abordado. A semana que precede a discussão é utilizada para a leitura de duas ou três referências sobre o tema. O final da aula (última hora) é dedicado a uma plenária para discutir o tema, com a orientação dos professores.
A discussão sobre tópicos relativos a cada tema poderia se estender além do período da aula. Para permitir essa continuidade, como meio de comunicação foi também utilizada uma lista eletrônica estabelecida através do servidor Usenet da FEEC (ícone ``Lista de discussão'' na página inicial do curso, apresentada ns Figura 2.4). Opcionalmente, os alunos poderiam enviar mensagens particulares diretamente aos professores da disciplina (ícone ``Mensagem aos professores'').
A segunda semana dedicada ao tema é precedida pela entrega da versão atual do Relatório do Grupo. Neste meio tempo, os alunos (exceto os relatores do tema) devem ter realizado o fichamento de um artigo relativo ao tema e tê-lo enviado aos relatores. Identicamente à primeira semana, na segunda semana dedicada ao tópico é escolhido um outro tema selecionado pelos instrutores com o objetivo de subsidiar e complementar a construção do relatório final sobre o tema. Novos grupos de alunos, cada um sob a coordenação de um relator, discutem-no para apresentação de suas conclusões em uma reunião plenária final.
O período entre a segunda semana de discussão sobre o tema e a última aula é dedicado à última revisão do relatório final. O resultado dessa revisão é apresentado em seminários no último dia de aula. O relatório final de cada tema também deve estar disponível na página da disciplina nessa data.
A página Web da disciplina contém o resultado final do oferecimento da disciplina, inclusive a avaliação, apresentando:
O documento final do curso está sendo elaborado a partir dos sete relatórios de tema e servirá como referência inicial no próximo oferecimento da disciplina.