IA841 - Introdução à Modelagem de Sólidos

Segundo Semestre de 2004

Profa. Wu, Shin - Ting

DCA/ FEEC/ Unicamp

https://www.dca.fee.unicamp.br/courses/IA841/2s2004


Objetivo

Modelos geométricos dos objetos de interesse são indispensáveis para aplicações como Computação Gráfica, Projeto Assistido por Computador (CAD), Manufatura assistida por Computador (CAM) e Visão Computacional. Modelagem Geométrica é uma disciplina que estuda a construção, a representação e a computação das propriedades geométricas desses objetos. Tais procedimentos são essenciais tanto para a síntese de imagens desses objetos como para a sua análise.

Este curso visa a introduzir noções básica de Modelagem Geométrica. Diversas técnicas matemáticas serão analisadas. Aspectos combinatoriais entre os modelos simples para criar modelos complexos serão também discutidos.


Horário


Tópicos


Planejamento do Curso

Data
Atividade
06/agosto
Considerações Preliminares
13/agosto
Instanciação; Varredura; Enumeração Espacial
20/agosto
Brep; CSG
27/agosto
Projeto 1
03/setembro
Projeto 2
10/setembro
Primeira Prova
17/setembro
CAGD: Conceitos Básicos
24/setembro
CAGD: Conceitos Básicos
01/outubro
Curvas de Bézier e Hermite
08/outubro
Curvas B-Splines
15/outubro
Projeto 3
22/outubro
Projeto 3
29/outubro
Superfícies e Sólidos
05/novembro
Projeto 4
12/novembro
Projeto 4
19/novembro
Segunda Prova

Avaliação


Projetos

Os projetos utilizarão para visualização o pacote Mesa, que é um clone freeware da interface gráfica OpenGL/ OpenGL para WNT'95, e para manipulações vetoriais e matriciais, o módulo de rotinas da série Graphics Gems (em C e C++).

A plataforma de desenvolvimento dos projetos é o sistema UNIX e a linguagem utilizada, C/C++. Esta parte do curso contará com a colaboração de:

Os quatro projetos são:

Referências

  1. Geometric Modeling, 2nd edition
    Michael E. Mortenson
    Wiley Computer Publishing, 1997
    ISBN 0-471-12957-7
  2. Geometric and Solid Modeling: An Introduction
    Christoph M. Hoffmann
    Morgan Kaufmann Publishers, 1989
    ISBN 1-55860-067-1
  3. An Introduction to Solid Modeling
    M. Mântylâ
    Computer Science Press, 1988
  4. Mathematical Elements for Computer Graphics , 2nd edition
    David F. Rogers and J. Alan Adams
    McGraw-Hill Publishing Company, 1990
  5. Curves and Surfaces for Computer Aided Geometric Design: A Practical Guide, 2nd Edition
    Gerald Farin
    Academic Press, Inc, 1990
    ISBN 0-12-249051-7
  6. Interactive Curves and Surfaces: A Multimedia Tutorial on CAGD
    Alyn Rockwood e Peter Chambers
    Morgan Kaufmann Publishers, 1996
    ISBN 1-55860-405-7
  7. Graphics Gems Series - I, II, III, IV e V
    AP Professional, 1991, 1994 e 1995
    ISBN (I), 0-12-064481-9(II), (III), 0-12-336155-9(IV) e 0-12-543455-3(V)
    Códigos são disponíveis por ftp em princeton.edu, /pub/Graphics/GraphicsGems.
  8. OpenGL Programming Guide
    Jackie Neider et al
    Addison-Wesley Publishing Company, 1996
  9. Páginas de manual do OpenGL
  10. Informações gerais sobre OpenGL

ting@dca.fee.unicamp.br

Acessed times since 04 August 1997

Last modified: Mon Aug 4 16:31:32 BRA 1997


Back to home page.