Esquemas de Representação - II


Tópicos

  1. CSG
  2. Brep

Exercícios de Fixação

  1. Qual foi uma das motivações para a proposta do esquema CSG?
  2. Dado um conjunto M num espaço euclideano. Responda:
    1. O que são os pontos internos de M?
    2. O que é a fronteira de M?
    3. O que é o fecho de M?
    Dê um exemplo para cada item.
  3. Explique a seguinte afirmação: "As noções de fecho e de conjunto fechado dizem respeito a um espaço ambiente". Qual é o impacto desta afirmação no esquema CSG?
  4. O que consiste a regularização de um conjunto de pontos? O que difere as operações booleanas ordinárias das operações booleanas regulares?
  5. O que é um conjunto regular? Dê dois exemplos ilustrando que as operações booleanas regulares são fechadas sobre o domínio de conjuntos regulares; enquanto as operações booleanas ordinárias não são. Qual é a importância da propriedade de fechamento sobre o espaço de representações?
  6. O que são transformações rígidas? Dê dois exemplos.
  7. Em que consiste a estratégia "dividir e conquistar"? Por que a maioria dos algoritmos para o esquema CSG pode seguir o princípio ``dividir e conquistar"?
  8. Em que consiste classificação de pertinência de pontos? Por que ela é considerada o algoritmo básico para avaliação (evalution) das representações em CSG?
  9. Explique, através de exemplos, a regra de partição (apresentada em aula) dos pontos que se resultam de uma combinação booleana regular (união, diferença e interseção) em três classes de pontos (internos, sobre e externos).
  10. Qual foi a motivação original da proposta do esquema de representação Brep?
  11. O que é uma equivalência topológica? Dê dois exemplos geométricos.
  12. O que é um complexo celular de dimensão n? Dê cinco exemplos de complexos celulares.
  13. Como se pode "algebrizar" um complexo celular? Cite algumas propriedades topológicas que podem ser inferidas através das equações algébricas.
  14. Explique a afirmação: "As propriedades topológicas de uma figura são as propriedades geométricas fundamentais, invariantes sob deformações sem operações cirúrgicas".
  15. Explique os termos da fórmula de Euler-Poincaré.
  16. Dê cinco especializações da fórmula de Euler-Poincaré. Explicite o domínio de objetos para os quais cada uma delas aplica.
  17. A igualdade estabelecida pela fórmula de Euler-Poincaré é uma condição suficiente para gerar representações Brep válidas? Justifique.
  18. Mostre como se pode derivar os operadores de Euler a partir da fórmula de Euler-Poincaré.

Voltar para página do curso.