Segundo Projeto - Brep


Objetivo

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos algumas noções práticas de representações por Brep através do TDM.

Descrição

O programa cone exemplifica o uso de TDM e Mesa/ OpenGL para construir e visualizar os modelos tridimensionais. Ele é composto de três partes:

  1. Definição do modelo utilizando a interface do TDM: cone.c;
  2. Visualização de um modelo em TDM através da interface de OpenGL: display.c; e
  3. Manipulação dos parâmetros da câmera utilizando as facilidades da interface GLUT: viewer.c.

Para compilar estes programas precisa-se incluir os arquivos GraphicsGems.h, matrix4.h, cone.h e viewer.h, conforme mostra o arquivo Makefile. Observe que o arquivo Makefile utiliza uma variável do ambiente PVM_ARCH que pode ser setado automaticamente se você incluir o código startup no seu arquivo .cshrc. Esta variável indica o ambiente (SUN4SOL2, IBM RISC6000 ou LINUX) em que o seu programa está rodando.

Substitua a parte de definição do modelo de cone no arquivo cone.c pelo modelo de

  1. cubo (dimensão);
  2. cilindro (raio, altura, número de subdivisões)
  3. toro (raio menor, raio maior)


Voltar para a página do curso.