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  Sumário
Bases para um ambiente colaborativo
Os referenciais teóricos que envolvem princípios de ensino
colaborativo em rede foram objeto de estudo no primeiro ano de
atividades do projeto, estando descritos no documento Bases
Preliminares para um Ambiente Colaborativo de
Aprendizagem3.1.
Segundo esse estudo, os protagonistas desse ambiente são
aluno, grupo, auxiliar didático e
professor/autor. São esses os principais atores que irão
compartilhar os espaços disponibilizados pelo ambiente.
O ambiente deve oferecer suporte institucional, tais como
permitir o cadastramento de professor e curso, de aluno, de grupo e de
auxiliar didático. No ato do cadastramento de um curso, o
professor/autor deve fornecer informações profissionais e uma
descrição detalhada do programa do curso que deve contemplar entre
outros: a ementa, os objetivos, os tópicos a serem cobertos, o
cronograma de atividades, a metodologia a ser adotada, a bibliografia,
a forma de avaliação e os pré-requisitos que o aluno deve ter para
participar do curso. Todas as informações sobre cursos em oferta devem
ficar disponíveis para o público alvo para consulta. Posteriormente,
o professor/autor pode cadastrar os seus auxiliares e lhes conceder os
privilégios de acesso que julgar pertinente.
O cadastro de aluno é realizado no momento em que ele se inscreve como
interessado em um curso. Ao se inscrever, o interessado deve fornecer
os dados acadêmicos solicitados e relatar sua experiência prévia com o
intuito de demonstrar que possui os pré-requisitos exigidos. Com base
em tais informações o professor/autor fará a seleção dos alunos
aceitos.
O cadastro de grupo pode, em princípio, ser realizado por qualquer
protagonista do ambiente. Segundo critérios do curso, os alunos
poderão formar grupos que terão acessos diferenciados a facilidades do
ambiente. Um aluno pode se inscrever em mais de um grupo e o
professor/autor terá acesso a todos os trabalhos produzidos e
liberados tanto pelos grupos como pelos alunos individualmente.
Sob o ponto de vista do suporte técnico, o ambiente deve ser
um sistema aberto, que permita o acesso a materiais externos
referentes à temática do curso disponíveis na rede, sendo composto por
diversos espaços disponibilizados aos seus protagonistas.
O ambiente aceitará a
formação de grupos, com acessos diferenciados, ou seja, tais grupos
deverão ter áreas coletivas de trabalho com controle de acesso e
ferramentas adequadas para gerenciar as atividades de grupo, produção
de material e pesquisas sistematizadas. Cabe aos membros de um grupo
decidir o momento de liberação de trabalhos produzidos para os demais
protagonistas envolvidos no curso.
Área de trabalho individual
onde o aluno deve poder organizar e sistematizar o material explorado
no ambiente e na rede bem como produzir os seus trabalhos
pessoais. Contempla também uma área de correio eletrônico de pessoa a
pessoa.
Repositório das informações
geradas pelo professor/autor tais como: textos, imagens, vídeos, sons,
animações, dados, simuladores, software, referências
hipertextuais, etc. Tais informações estarão organizadas em módulos
intercambiáveis, ou seja, que permitam uma mobilidade entre eles, uma
interligação por conceitos, idéias e referências. A decisão sobre as
condições de disponibilização dos módulos aos alunos será do
professor/autor, que determinará a cadência do curso avaliando e
respeitando as trajetórias pedagógicas dos alunos.
Repositório tanto de textos de apoio
entendidos como aqueles importantes para a compreensão dos conceitos
fundamentais bem como de textos complementares, ou seja, aqueles que
possibilitam o aprofundamento em assuntos específicos. Os documentos
nesse espaço são acrescidos e removidos pelo professor/autor, ao passo
que os alunos devem apenas acrescentar.
Espaço colaborativo centrado no aluno
possibilitando a interação entre alunos com intervenções pontuais do
professor/autor com o objetivo de incentivar, trazer novas questões,
sugerir novas referências bibliográficas, etc. Tal espaço deve se
basear em mecanismos tais como: listas de discussão estruturadas com
registro de histórico onde os alunos colocarão suas anotações sobre os
módulos, dúvidas e respostas, questionamentos, opiniões, etc; salas de
bate-papo para comunicação síncrona, na forma de texto, entre alunos,
professores/autores e convidados; vídeo ou áudio-conferências; e
suporte ao mapeamento de posicionamentos de alunos.
Sustentação de áreas
de convivência virtual onde os participantes poderão criar e modificar
entidades tais como: personagens, locais, objetos virtuais.
Espaço reservado para a apresentação de
trabalhos e seminários que poderão assumir formas variadas: texto,
hipertexto, imagens, áudio, vídeo, etc.
Espaço
ao qual o professor/autor terá acesso para consultar e manter
informações sobre as trajetórias pedagógicas tanto de seus alunos e
grupos como a sua própria. O aluno terá acesso a informações de
monitoramento liberado para os participantes do curso bem como acesso
restrito a ele e ao professor/autor sobre as informações individuais
específicas registradas no espaço de monitoramento.
O ambiente deve ainda oferecer suporte pedagógico, que estará
refletido em:
- Conteúdo e metodologia:
- O professor deverá selecionar e
organizar os conteúdos, assim como, decidir como apresentá-los de
forma significativa aos alunos, utilizando as ferramentas mais
apropriadas.
- Interatividade:
- Processo das relações sócio-afetivas nas quais
se concretiza a aprendizagem. O professor/autor deverá se preocupar
em garantir o máximo de interatividade, isto é, o espaço plausível
para que ocorram os significados na apredizagem.
- Avaliação:
- A avaliação deve ser qualitativa, privilegiando a
produção dos alunos, valorizando processos dinamizados, onde o aluno
pode ser estimulado e recuperado, o que não exclui a possibilidade
de avaliações somativas. O professor/autor e/ou os auxiliares
didáticos estarão acompanhado os alunos individualmente pelas suas
trajetórias pedagógicas, pela sua participação em eventos síncronos
e assíncronos e pela sua produção. As perguntas formuladas pelos
alunos também são fundamentais para perceber as suas formas de
elaboração do conhecimento. Com tal monitoramento individual é
possível trabalhar com as diferenças, valorizando a riqueza de um
grupo heterogêneo de aprendizagem colaborativo. O processo de
aprendizagem colaborativa também exige uma avaliação colaborativa,
onde os próprios alunos irão comentar e avaliar os textos dos
colegas. Assim o ``poder'' passa a ser do coletivo e não apenas do
professor.
No que se refere ao conteúdo, a Seção 3.1.1 apresenta
aspectos relativos à linguagem em um ambiente suportado através da
infra-estrutura tecnológica da Internet e Web. Reflexões acerca da
metodologia são apresentadas na Seção 3.1.2. A
questão da interatividade é abordada em maiores detalhes na
Seção 3.1.3 e a avaliação, na
Seção 3.1.4.
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Ivan Luiz Marques Ricarte
2001-03-16