next up previous contents
Next: Interatividade Up: Bases para um ambiente Previous: A escrita na Internet   Sumário


Metodologia

A escolha de métodos e conteúdos guarda nítida relação com a prévia definição dos objetivos a serem atingidos pela proposta do curso. Estes, por sua vez, devem transcender aos aspectos específicos e incluir uma preocupação com os chamados por Giroux como ``objetivos sociais ou macro objetivos''. Recupera-se, desta forma, a dimensão ética do ensino e emancipatória da educação.

A avaliação da aprendizagem deve ser concebida em função dos objetivos traçados e desta forma, a seleção de conteúdos e procedimentos metodológicos passa a ter sentido claro, uma vez que expressam opções não apenas de natureza técnica, incorporando interesses políticos nem sempre explicitados.

Como se depreende, a organização do trabalho pedagógico é ato carregado de intencionalidade e portanto, impossível de ser concretizado de forma neutra. Assim, a instituição de ambientes colaborativos de aprendizagem deve estar aberta a inovações metodológicas que favoreçam o exercício da reflexão, que promovam a necessidade de busca ativa e compartilhada de saberes, reconhecendo o caráter social da produção do conhecimento. Planejar as atividades de ensino implicam o bom uso da tecnologia para promover o diálogo fecundo com argumentos múltiplos, única possibilidade para enfrentar a complexidade da sociedade. Uma vez mais é mister aceitar que a mediação pedagógica realizada pelo professor que já está em processo de ruptura epistemólogica é de fato a grande revolução necessária para o uso ético e emancipatório da tecnologia, colocando-a a serviço de um processo de formação humano e que alargue a capacidade de interpretação e intervenção na realidade, sem a qual o conhecimento tem sua utilidade social reduzida.


next up previous contents
Next: Interatividade Up: Bases para um ambiente Previous: A escrita na Internet   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-03-16