Superfícies Quádricas

O gráfico de uma equação em em R3 é chamado de superfície. Uma superfície quádricas é representada por uma equação do segundo grau, cuja forma geral é
a x 2 + b y 2 + c z 2 + d x y + e x z + f y z + g x + h y + i z + j = 0
onde os coeficientes a, b, ..., j são números reais, com a, b, c, d, e, f não simultaneamente nulos.

As superfícies quádricas podem ser utilizadas para modelar algumas formas comuns, tais como, por exemplo, cilindros, cones, esferas. Embora sempre seja possível representar as quádricas através de patches, a existência das quádricas como primitivas geométricas é interessante por permitir que o programa de síntese de imagens manipule uma modelo exato, evitando uma eventual perda de precisão devido à aproximação por patches.

As superfícies quádricas suportadas pelo pacote Photorealistic RenderMan são:

Cilindro
Cone
Disco
Esfera
Hiperbolóide
Parabolóide
Toróide

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