IA725 - Computação Gráfica I

Calendário de Atividades

Primeiro Semestre de 2006


Aula
Dia
Tópico
Material Complementar
Atividades de Projeto
1
07/março
Introdução; Conceitos gerais sobre imagens notas de aula Revisão dos conceitos matemáticos; Introdução ao OpenGL: (Instalar o ambiente nos computadores pessoais)
2
10/março
Introdução ao ambiente de desenvolvimento dos projetos: OpenGL -- Um exemplo
-
3
14/março
Revisão dos Conceitos Matemáticos: Pontos e Vetores, Coordenadas afins;
Pontos e matrizes em OpenGL
notas de aula;
material didático interativo
4
17/março
Revisão dos Conceitos Matemáticos: Combinações lineares, Transformações Afins;
Pontos e matrizes em OpenGL
5
21/março
Modelagem Geométrica: Representações, Vetores normais, Combinações baricêntricas, Combinações convexas;
Primitivas geométricas em OpenGL;
Nurbs em OpenGL
notas de aula;
material didático interativo
Versão 0.0: Lógica do Jogo
6
24/março
Modelagem Geométrica: Curvas de Bézier a algoritmo de Decasteljau;
Primitivas geométricas em OpenGL;
Nurbs em OpenGL
7
28/março
Modelagem Geométrica: Superfícies de Bézier, noções de splines e continuidade geométrica;
Primitivas geométricas em OpenGL;
Nurbs em OpenGL
8
31/março
Modelagem Geométrica: NURBS;
Primitivas geométricas em OpenGL;
Nurbs em OpenGL
9
04/abril
Modelagem Geométrica: Algoritmo de DeBoor;
Primitivas geométricas em OpenGL;
Nurbs em OpenGL
10
07/abril
Transformações Geométricas: transformações de espaços vetoriais e impacto sobre as coordenadas afins/cartesianas dos pontos.
Transformações em OpenGL
notas de aula;
material didático interativo
Versão 0.1: Modelagem e Transformações (dicas).
11
11/abril
Transformações Geométricas: processamento em OpenGL
Transformações em OpenGL
-
14/abril
Não haverá atividades
12
18/abril
Transformações Perspectivas e Projeções: processamentos num mesmo sistema de referência notas de aula;
material didático interativo
-
21/abril
Não haverá atividades
13
25/abril
Transformações Perspectivas e Projeções: transfromações entre distintos espaços vetoriais
Transformações Perspectivas em OpenGL
14
28/abril
15
02/maio
16
05/maio
Primeira Prova
17
09/maio
Cor
Notas de Aula
Versão 0.2: Iluminação (dicas)
18
12/maio
Iluminação
Notas de aula
Código Fonte Java: SpinningSector.java
Código Fonte Java: SpinningOpenBox.java
Código Fonte Java: SpinningPlane.java
19
16/maio
20
19/maio
21
23/maio
22
26/maio
Textura Notas de aula
Exemplos: Programas Java
23
30/maio
24
02/junho
Rasterização Notas de aula (algoritmos de traçar retas)
Notas de aula (algoritmos de preenchimento de polígonos)
Versão 0.3: Cores e Textura (dicas)
25
06/junho
26
09/junho
Recorte
27
13/junho
-
16/junho
Não haverá atividades
28
20/junho
Visibilidade Notas de aula (algoritmos de remoção de linhas e superfícies escondidas)
29
23/junho
30
27/junho
Segunda Prova
-
30/junho
-
Entrega do Projeto completo
-
04/julho
A evolução das placas gráficas (Palestrante: Harlen Batagelo)
-
-
11/julho
Exame

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