Material de Auxílio Didático Interativo
EA978/IA725
Iluminação
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[Modelos de Iluminação
Local #1] Applet Java Demonstração de modelos de iluminação local, incluindo luz ambiente, difusa ideal e especular. O usuário pode modificar interativamente os coeficientes de cada componente de iluminação. A sobreposição desses componentes pode ser vista na próxima demonstração (Modelos de Iluminação Local #2). |
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[Modelos
de Iluminação Local #2] Applet Java Demonstra o funcionamento de algoritmos de iluminação local, incluindo iluminação constante (flat shading ou Lambert shading), algoritmo de Gouraud e algoritmo de Phong. Todos os parâmetros principais da fonte de luz e do objeto podem ser modificados interativamente. |
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[Traçado
de Raios #1] Applet Java Essa applet demonstra o funcionamento do método de traçado de raios numa série de cenas simples. Enquanto a cena e a imagem resultante são mostradas, o usuário pode clicar na imagem para observar de forma dinâmica o percurso realizado pelo raio que parte de um pixel em direção à fonte de luz. A posição e a direção do observador também são configuráveis. |
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[Traçado
de Raios #2] Applet Java Demonstração de um algoritmo de traçado raios sobre uma série de cenas pré-definidas. Nessa applet, o algoritmo pode acelerar o traçado de raios através de uma octree. |
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[Radiosidade] Executável Windows Demonstração de um renderizador por radiosidade. Ao executar o aplicativo o usuário deve abrir o arquivo ROOM.WLD que contém a descrição de uma cena. É possível renderizar a cena em wireframe (visualização padrão), Gouraud shading sem radiosidade e Gouraud shading com radiosidade calculada nos vértices. Os critérios de convergência do renderizador, quantização de cores e antialiasing também são configuráveis. |
Autor: Harlen Costa Batagelo (harlen@dca.fee.unicamp.br)