LEGO Creator House 3D

 

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1. Descrição

 

Esta etapa apresenta a versão com tonalização de Gouraud do LEGO Creator House 3D.

 

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2. Procedimentos

 

O procedimento realizado resume-se no emprego da técnica de tonalização de Gouraud.

 

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3. Dificuldades

 

As principais dificuldades encontradas foram:

 

1.       A necessidade de cálculo dos vetores normais de todas as superfícies que compõem cada um dos modelos. Para tal feito, foi criada a função getNormal, na classe Vector, que calcula o vetor normal a partir de dois vetores tangentes à superfície;

2.       Falhas geradas no processo de tonalização devido a ausência de normalização dos vetores normais de superfícies com o uso de primitivas da biblioteca GLUT. Estes foram corrigidos com o uso da primitiva glEnable(GL_NORMALIZE).

 

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4. Screenshots

 

As imagens a seguir foram obtidas a partir da biblioteca OpenCV e correspondem, respectivamente, a uma rotação de 0, 45, 90, 135, 180, 225, 270 e 315 graus em torno do eixo y.

 

 

 

 

 

 

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5. Vídeo

 

O vídeo abaixo ilustra uma animação gerada a partir das 360 imagens rotacionais obtidas pelo OpenCV com o uso do Windows Movie Maker.

 

 

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6. Downloads

 

Para efetuar o download do código-fonte desta versão, clique no link abaixo.

 

-         LEGOCreatorHouse3DGouraudShading.zip (em Dev-C++).

 

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