LEGO
Creator House 3D
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Esta etapa
apresenta a versão com tonalização de Gouraud do LEGO Creator House 3D.
[topo]
O procedimento realizado resume-se no emprego da
técnica de tonalização de Gouraud.
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As principais dificuldades encontradas foram:
1.
A
necessidade de cálculo dos vetores normais de todas as superfícies que compõem
cada um dos modelos. Para tal feito, foi criada a função getNormal, na classe Vector, que calcula o vetor normal a
partir de dois vetores tangentes à superfície;
2.
Falhas
geradas no processo de tonalização devido a ausência de normalização dos vetores normais de
superfícies com o uso de primitivas da biblioteca GLUT.
Estes foram corrigidos com o uso da primitiva glEnable(GL_NORMALIZE).
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As imagens a
seguir foram obtidas a partir da biblioteca OpenCV e correspondem, respectivamente, a uma rotação
de 0, 45, 90, 135, 180, 225, 270 e 315 graus em torno do eixo y.
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O vídeo abaixo ilustra
uma animação gerada a partir das 360 imagens rotacionais obtidas pelo OpenCV com o
uso do Windows Movie Maker.
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Para efetuar o download do código-fonte desta versão,
clique no link abaixo.
-
LEGOCreatorHouse3DGouraudShading.zip
(em Dev-C++).
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