LEGO Creator House 3D

 

HOME   ·   VERSÃO 0.0   ·   VERSÃO 0.1   ·   VERSÃO 0.2   ·   VERSÃO 0.3   ·   VERSÃO FINAL   ·   VERSÃO EXTRA

Introdução   ·   Objetivo   ·   Ferramentas   ·   Procedimento   ·   Modelagem   ·   Referências

 

1. Introdução

 

O Lego é um brinquedo produzido pelo Lego Group, cujo conceito original baseia-se em um sistema de peças de plástico que se encaixam, permitindo inúmeras combinações, tal como ilustrado na Figura 1. Fabricado em escala industrial desde meados da década de 1950, popularizou-se mundialmente a partir de então, estando presente atualmente em mais de cento e quarenta países.

 

Figura 1 - Escultura construída com peças do Lego por Nathan Sawaya.

 

Recomendado por educadores e terapeutas, o Lego deixou de ser simplesmente um brinquedo e passou a ser utilizado em diversos seguimentos do processo de ensino, da pré-escola à universidade, influenciando campos como os da robótica, da arte, da socialização, entre outros.

 

Com a popularização dos vídeo games e dos computadores pessoais, o Lego extrapolou o meio físico, chegando ao meio digital para jogos e programas, tais como o Lego Star Wars e o Lego Digital Design, respectivamente.

 

[topo]

2. Objetivo

 

O objetivo deste projeto é gerar imagens sintéticas, por meio do uso de técnicas de computação gráfica, de duas casas em miniatura compostas por peças do Lego, tal como ilustrado na Figura 2. Para tal feito, será utilizado o manual de instruções para montagem do Lego Creator: House, modelo 4956, disponível para download no website oficial do Lego Group em http://cache.lego.com/bigdownloads/buildinginstructions/4532549.pdf.

 

Figura 2 - Capa do manual de instruções para montagem do Lego Creator: House.

 

[topo]

3. Ferramentas

 

Para o desenvolvimento deste projeto, será utilizado o ambiente de desenvolvimento Bloodshed Dev-C++ e o sistema operacional Windows Vista, além das bibliotecas OpenGL, GLU e GLUT.

 

[topo]

4. Procedimento

 

O desenvolvimento do projeto consiste em cinco etapas:

 

1.       Reproduzir, por meio do uso de técnicas de computação gráfica, todas as peças do Lego necessárias para a construção das duas casas em miniatura;

2.       Através de replicação e transformações geométricas de rotação e translação, posicionar as peças reproduzidas no espaço em 3D, simulando um encaixe entre peças;

3.       Utilizar técnicas de iluminação para gerar imagens sintéticas próximas da realidade;

4.       Ainda visando a realidade, simular o efeito de sombra;

5.       Texturizar o cenário no qual as peças reproduzidas estão contidas, simulando um ambiente fechado.

 

[topo]

5. Modelagem

 

As peças do Lego possuem uma proporção matemática, cuja unidade de medida é denominada de L. As montagens são feitas, basicamente, por encaixes entre peças, cujas principais são destacadas a seguir:

 

5.1 Tijolos

 

Os tijolos são paralelepípedos retos de N por M unidades L de largura e comprimento, respectivamente, e 1.2 unidades L de altura. Sua face superior contém pinos cilíndricos de altura 0.2 unidades L e sua face inferior concavidades cilíndricas de mesma medida, necessárias para o encaixe entre peças.

 

A Figura 3 apresenta três variações de tijolos. São denominados de tijolo N x M, pois possuem N unidades L de largura por M unidades L de comprimento.

 

 

 

(a) Tijolo 2 x 4.

 

(b) Tijolo 2 x 8.

 

(c) Tijolo 1 x 3.

Figura 3 – Variações de tijolos.

 

5.2 Pratos

 

Os pratos diferem dos tijolos apenas na altura de medida igual a 0.4 unidades L, tal como ilustrado na Figura 4. Ou seja, um tijolo corresponde a três vezes a altura de um prato.

 

Figura 4 – Prato 2 x 2.

 

Além das peças apresentadas neste tópico, há outras variedades, porém estas são as principais. As demais podem ser visualizadas na página 44 do manual de instruções em http://cache.lego.com/bigdownloads/buildinginstructions/4532549.pdf.

 

O processo de modelagem das peças envolve, em alguns casos, o uso das primitivas contidas na biblioteca GLUT, como por exemplo, as funções glutWireCube e glutSolidCube usadas para desenhar um cubo aramado e um cubo solidificado, respectivamente.

 

[topo]

6. Referências

 

-          A Matemática e as Peças: Bricks, Beams e Plates. Disponível em http://roboticeducation.blogspot.com/2008/12/apostila-de-conceitos-bsicos-de.html. Acessado em 23/03/2009.

-          Lego. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lego. Acessado em 27/03/2009.

-          Lego Creator: House 3/3. Disponível em http://cache.lego.com/bigdownloads/buildinginstructions/4532549.pdf. Acessado em 23/03/2009.

-          História do Lego. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_LEGO. Acessado em 23/03/2009.

 

As imagens contidas nesta página foram retiradas, respectivamente, dos seguintes websites:

 

-          http://media.photobucket.com/image/lego yellow/spamzinebr/LegoYellow.jpg

-          http://cache.lego.com/bigdownloads/buildinginstructions/4532549.pdf

-          http://3.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8fqZ7khcI/AAAAAAAACNc/1B8_VdisjMs/s1600-h/apostila+robotica_html_60a31766.jpg

-          http://1.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8fqWEG7WI/AAAAAAAACNk/0GNm7wxHNzY/s1600-h/apostila+robotica_html_m951b535.jpg

-          http://2.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8h378RRPI/AAAAAAAACNs/zfJK6XjbdII/s400/apostila+robotica_html_m113a4e43.jpg

-          http://1.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8h4ByHdcI/AAAAAAAACN0/LPvuvkKzUNU/s1600-h/apostila+robotica_html_mc2464ba.jpg

-          http://2.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8jS0MRcGI/AAAAAAAACOc/CqZqxM0bnb8/s1600-h/apostila+robotica_html_m5d3c14dc.jpg

-          http://2.bp.blogspot.com/_tFZaFOCd8Zk/SL8n68zdK5I/AAAAAAAACPE/hacNLf9teV0/s1600-h/apostila+robotica_html_5f3f819b.png

 

[topo]

 

 

Esta página não é uma publicação oficial da Unicamp, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição.

A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.