EA773: Laboratório de Circuitos Lógicos

DCA/ FEEC/ Unicamp

Segundo Semestre de 2009

Turmas C e D Turmas S e T Turmas U e W
Profa. Wu, Shin - Ting Prof. Ricardo Ribeiro Gudwin Prof. Mario Jino
Sala 317, Bloco A Sala 307A, Bloco A Sala 308, Bloco A
Avenida Albert Einstein nš 400

http://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/courses/EA773


Comunicado para Turmas C e D

Notas e Frequencias

Critério de Avaliação

Nota média das atividades será calculada de acordo com o critério a seguir:

M = 0.08*(E1 + E2 + E3 + E4 + E5) + 0.6 * Pr

onde

Nota Final:

Se ( M >= 5,0 e todas as notas Ei >= 3,0 e P >= 3,0 ) então a média final MF é dada por

MF = M

Caso contrário, o aluno deverá realizar o EXAME obrigatório no dia 21 de dezembro de 2009 e sua média final será dada por:

MF = (M + E)/2

O exame será um mini-projeto a ser implementado individualmente em 4 horas.


Calendário de Atividades

Aulas Quinzenais
Turma C
Turma D
1
17/8
24/8
2
31/8
14/9
3
21/9
28/9
4
05/10
13/10
6
28/10
9/11
7
16/11
23/11
8
30/11
7/12

Roteiros


Monitoria


Relatórios

De acordo com o roteiro, deve-se incluir uma seção Descrição do Experimento. Esta seção deve conter uma descrição minuciosa dos detalhes de cada projeto. O que seria uma descrição minuciosa? Ela deve conter todas as etapas do seu projeto, desde a especificação concisa e objetiva do problema até o layout de montagem, quando pertinente, e testes:
  1. Especificação do problema, distinguindo as variáveis (sinais) de entrada e as variáveis (sinais) de saída. No caso de circuitos sequenciais, os estados da circuito devem ser definidos. Para cada variável e estado deve-se escolher um símbolo. Nesta etapa, pode-se ainda decompor um problema em vários sub-problemas e adota-se os passos seguintes para projetar um circuito para cada sub-problema.
  2. Organização em uma tabela todas as possíveis combinações de variáveis de entrada (e/ou estado atual) e todas as possíveis combinações de variáveis de saída (e/ou próximo estado).
  3. Derivação, a partir da tabela, das expressões lógicas que relacionam cada variável de saída com as variáveis de entrada (e/ou estado atual). No caso de circuitos sequenciais, deve-se incluir expressões lógicas que relacionam cada bit do próximo estado com todos os bits do estado atual e variáveis de entrada.
  4. Simplificação das expressões.
  5. Identificação dos componentes disponíveis que implementem as funções lógicas definidas e adequação das expressões lógicas às variáveis disponíveis nos componentes.
  6. Desenho do esquema eletro-lógico do circuito.
  7. Simulação do circuito.
  8. Desenho do layout de montagem.
  9. Testes realizados.
Quando se identifica desde início do projeto circuitos integrados capazes de realizarem a função desejada, pode-se mapear as variáveis de entrada, de saída e de estado às variáveis de cada CI e obter as expressões lógicas simplificadas que relacionam diretamente com os sinais do CI. Neste caso, é importante que seja apresentada, no mínimo, a tabela-verdade do componente utilizado.

Links Adicionais