Tecnologias de distribuição: Web e CORBA

Para motivar a discussão inicial sobre este tópico, solicitou-se a leitura prévia dos artigos por Baker et al., Orfali & Harkey e Evans & Rogers.

23/abril/1998
Inicialmente foi solicitado que os participantes na discussão discorressem brevemente (individualmente e por escrito) sobre os principais benefícios trazidos à Web com a utilização de CORBA, quando comparado com os mecanismos oferecidos por CGI e/ou Java. Passou-se então à discussão em grupos sobre o seguinte tema proposto:
"Revisar a arquitetura de software proposta na reunião de grupos sobre o tema Programação na Web considerando agora a utilização de objetos distribuídos com CORBA."
O resultado de cada grupo foi apresentado nos seguintes documentos:

28/abril/1998
Na discussão plenária sobre o tema Programação na Web foram discutidos os seguintes paradigmas do uso de tecnologia computacional em ambientes educacionais:
Situação 1
Na hora da aula, estudante vai a uma sala de aula presencial na UMTE onde professor utiliza os mais avançados recursos computacionais para ministrar sua aula sobre o tópico para alunos deste curso. O professor é o único agente que manipula diretamente as tecnologias disponíveis. A interação pessoal, unicamente possível em aulas presenciais, é valorizada.
Situação 2
Na hora da aula, estudante conecta-se por computador a um servidor da UMTE ao longo dos 100 minutos de duração da aula sobre o tópico, usando mecanismos adequados ao acompanhamento da apresentação e eventuais interações. O estudante pode assim acompanhar remotamente a aula que está sendo ministrada pelo professor, o qual pode fazer uso das tecnologias computacionais no suporte à sua apresntação. A interação é possível unicamente através dos computadores, o que abre a possibilidade de utilizar mecanismos auxiliares de coordenação de mensagens e acesso aos dados.
Situação 3
Estudante tem a liberdade de cobrir o material relativo a este tópico no momento que lhe for mais oportuno, buscando a informação do servidor de material da UMTE. O uso das tecnologias deixa de ser demonstrativa, passando a ser interativas. Todas as comunicações são assíncronas, mas não são restritas a comunicações entre aluno e professor.
Situação 4
Estudante conecta-se ao servidor da UMTE manifestando seu interesse no tópico, sendo a informação entregue posteriormente pelo servidor quando disponível ou atualizada. Por exemplo, pela manhã o estudante define (possivelmente com o auxílio de interações com o servidor de cursos) sobre quais tópicos e sob qual enfoque o material desejado deverá versar. À noite, ao retornar do trabalho, o estudante irá estudar o material que está disponível localmente, podendo acontecer de nem todo o material ter sido ainda preparado e entregue pelo servidor.

Nesta reunião, foram organizados quatro grupos cujas tarefas eram, para cada uma destas situações, identificar:

  1. os dados envolvidos, sua caracterização e sua localização (por exemplo, na máquina cliente, no servidor de cursos ou em outro servidor);
  2. os serviços ("processos") oferecidos que, combinados, permitiriam implementar as funcionalidades desejadas;
  3. como as funcionalidades desejadas são implementadas, descrevendo as interações entre usuários, dados e serviços especificados.

O uso da tecnologia de objetos distribuídos, com ênfase na integração de CORBA e Web, deveria ser favorecido tanto quanto possível.

30/abril/1998
Nesta reunião, os grupos tiveram duas atividades. Inicialmente, cada grupo analisou criticamente o trabalho de um outro grupo. Os resultados destas avaliações são apresentados a seguir. Posteriormente, os dois grupos que trocaram suas análises críticas e sugestões reuniram-se para elaborar uma proposta comum que contemplasse os dois cenários. Os resultados desta discussão foram:

Conclusões


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Last modified: Wed Jul 8 16:03:50 BRA 1998