Na discussão plenária sobre o tema Programação na Web foram
discutidos os seguintes paradigmas do uso de tecnologia computacional em
ambientes educacionais:
- Situação 1
- Na hora da aula, estudante vai a uma sala de aula presencial
na UMTE onde professor utiliza os mais avançados recursos
computacionais para ministrar sua aula sobre o tópico para
alunos deste curso. O professor é o único agente que
manipula diretamente as tecnologias disponíveis. A
interação pessoal, unicamente possível em aulas
presenciais, é valorizada.
- Situação 2
- Na hora da aula, estudante conecta-se por computador a um
servidor da UMTE ao longo dos 100 minutos de duração da
aula sobre o tópico, usando mecanismos adequados ao
acompanhamento da apresentação e eventuais interações. O
estudante pode assim acompanhar remotamente a aula que está
sendo ministrada pelo professor, o qual pode fazer uso das
tecnologias computacionais no suporte à sua apresntação. A
interação é possível unicamente através dos computadores, o
que abre a possibilidade de utilizar mecanismos auxiliares
de coordenação de mensagens e acesso aos dados.
- Situação 3
- Estudante tem a liberdade de cobrir o material relativo a
este tópico no momento que lhe for mais oportuno, buscando
a informação do servidor de material da UMTE. O uso das
tecnologias deixa de ser demonstrativa, passando a ser
interativas. Todas as comunicações são assíncronas, mas
não são restritas a comunicações entre aluno e professor.
- Situação 4
- Estudante conecta-se ao servidor da UMTE manifestando seu
interesse no tópico, sendo a informação entregue
posteriormente pelo servidor quando disponível ou
atualizada. Por exemplo, pela manhã o estudante define
(possivelmente com o auxílio de interações com o servidor
de cursos) sobre quais tópicos e sob qual enfoque o
material desejado deverá versar. À noite, ao retornar do
trabalho, o estudante irá estudar o material que está
disponível localmente, podendo acontecer de nem todo o
material ter sido ainda preparado e entregue pelo
servidor.
Nesta reunião, foram organizados quatro grupos cujas tarefas
eram, para cada uma destas situações, identificar:
- os dados envolvidos, sua caracterização e sua localização (por
exemplo, na máquina cliente, no servidor de cursos ou em outro
servidor);
- os serviços ("processos") oferecidos que, combinados, permitiriam
implementar as funcionalidades desejadas;
- como as funcionalidades desejadas são implementadas, descrevendo
as interações entre usuários, dados e serviços especificados.
O uso da tecnologia de objetos distribuídos, com ênfase na
integração de CORBA e Web, deveria ser favorecido tanto quanto
possível.