Objetos Distribuídos e Web: Situação 1


Grupo MARCELO MORANDINI, CHAIM, FIRMIANO, RAQUEL S., SÉRGIO, JOSE
ESTEVÃO

CENÁRIO:
O instrutor dispõe dos seguintes recursos para ministrar a aula:
· Sala de aula convencional;
· Quadro negro;
· Tela de projeção;
· Um microcomputador;
· Equipamento de projeção conectado ao micro;
· O material didático da aula que está disponível no servidos da UMTE de
acordo com o perfil do usuário (neste caso, o instrutor da aula de por
exemplo Física para Engenharia). Este material se utiliza dos recursos
hipermídia.

FUNCIONALIDADES:
 A aula é projetada na tela, e utiliza-se o material didático disponível
no servidor UMTE.
 O instrutor deve então carregar a aplicação identificando-se e "navega"
no material didático. Num determinado momento, apresenta-se a questão
"Porque a Lua não cai na Terra?".
 No material didático, o instrutor pode carregar um simulador. De acordo
com os parâmetros de forças envolvidas no problema, mostra-se o
resultado da simulação "Lua caindo sobre a Terra", "Lua se afastando da
Terra", etc.
 O instrutor inser no simulador os valores sugeridos pelos alunos, de
forma participativa, objetivando chegar num conceito correto.
 A aplicação deve permitir ao instrutor fazer anotações nos diversos
pontos da aula.

RESPOSTAS

1) Os dados envolvidos, sua caracterização e sua localização -

Arquitetura:

- servidor de Conteúdo de disciplinas, fornecidas por unidades
- cada unidade possui disciplinas de serviço e próprias;

- servidorAdministrativo
- dados sobre os atores (professores, alunos e funcionários), além dos
status de aulas

- servidorde dados sobre disciplinas na UMTE (metadados das disciplinas)

- Esses metadados são basicamente o mpada de objetos: indentificador de
objetos que implementam as disciplinas, que identifica qual objeto no
servidor de conteúdo implementa um curso desejável

- cliente: (o micro): identifica acessando servidor administrativo

Para começar a aula, o instrutor deve:

1) iniciar no cliente um applet java que faça sua identificação. O
applet sabe que tem que acessar o servidor administrativo;
2) um novo applet pergunta qual a disciplina (para qual curso) que vai
ser ministrada. Daí, vai ao servidor administrativo ver se o professor
está credenciado para ministrá-la. Se estiver, o applet recebe um OK.

Nos 3 servidores são armazenados os dados:

Para o servidor administrativo (central): os dados são todas as relações
relativas aos atores.
 Dados dos atores: professores (com disciplinas que eles estão
habilitados);
 Alunos
 Funcionários
 Status da aula de uma disciplina (nota, presenças, ausências, etc.)

Para o servidor de conteúdo: todos os objetos que compõem uma
disciplina,. mais a turma (composta de professor + sigla disciplina +
status da disciplina). Ex: simuladores, textos, imagens, etc.;

Para o servidor de dados sobre a disciplina: identificação (código) do
curso, código da disciplina, número da sala, prédio, turma e informações
adicionais.

O índice nada mais é que uma tabela que faz o "link" entre o servidor de
dados sobre a disciplina e o servidor administrativo

2) Os serviços ("processos") oferecidos que, combinados, permitiriam
implementar as funcionalidades desejadas.

Funcionalidades:
a) O instrutor ativa a aplicação Curso sob medida e se identifica :
serviço de verificação do ator, no servidor administrativo
b) A aplicação recupera o material didático para o perfil do instrutor e
este material é projetado na tela: serviço de solicitação de material,
no servidor de conteúdo
c) Num determindado ponto do material, o instrutor apresenta para os
alunos a questão: "Porque a Lua não cai na Terra?" : serviço de
solicitação de material, no servidor de conteúdo
d) O instrutor seleciona o simulador que possui recursos hipermídia:
serviço de solicitação , no servidor de conteúdo
e) O instrutor insere valores para os parâmetros do simulador, segundo
sugestões dos alunos: serviço de solicitação, no servidor de conteúdo
f) O simulador processa estes valores e apresenta o resultado. Com isso,
o instrutor consegue de forma participativa e ilustrativa que os alunos
fixem os conceitos corretamente: serviço de solicitação, no servidor de
conteúdo
g) O instrutor pode, em qualquer ponto do material, inserir anotações
sobre a aula: serviço de solicitação, no servidor de conteúdo




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Last modified: Thu Apr 30 12:02:25 BRA 1998