Aula Síncrona, não necessariamente presencial:
Na UMTE há uma sala de aula, onde o professor possui computador,
datashow, câmera, e todo o equipamento
necessário para ministrar a aula. Os alunos poderão estar
presentes nesta sala de aula (conectados ou não a micros individuais),
mas também podem se conectar remotamente (a aula em áudio/vídeo,
o material didático, simulações, etc chegam até
o computador dele). O importante nesse cenário é que é
o professor quem controla a aula. i.e., controla o que está sendo
mostrado, as interrupções para responder dúvidas,
etc.
Funcionalidade
O material da aula está num servidor de conteúdo, e é enviado para o computador do professor antes dele iniciar a aula. A partir daí, o professor pode usar este material durante a aula (por ex., uma simulação pode ser usada com parâmetros fornecidos pelos alunos). O professor também pode colocar algum material adicional no seu próprio micro (uma nova simulação. por ex.). O aluno que assiste a aula na sala pode ter acesso a este material através da tela do seu micro ou através do telão da sala (caso ele não tenha um micro individual). O aluno conectado remotamente recebe todo esse material em seu micro e ainda o vídeo da aula ministrada em tempo-real.
Dados e Serviços
A arquitetura proposta para esta implementação contem 2 servidores: um servidor administrativo e um servidor de conteúdo. No primeiro servidor encontram-se os dados dos professores (perfis), os dados dos alunos matriculados em cada disciplina, as notas e outros dados que dizem respeito à administração do curso. No servidor de conteúdo encontram-se todas as ferramentas e dados que compõem a disciplina (simulações, Java applets, ferramentas de shared workspace, etc).
Para evitar a sobrecarga dos servidores (especialmente o de conteúdo),
propomos também a criação de um (ou vários)
proxy entre os clientes e os servidores. Além de evitar a sobrecarga
nos servidores, este proxy faria a distribuição dos "objetos"
da disciplina (por exemplo, ele determinaria que o vídeo da aula
deve ser mandado apenas para clientes remotos, e não para clientes
localizados na sala de aula). Aliado à flexibilidade do CORBA, o
proxy também administraria o envio de informação dos
clientes para os servidores (por exemplo, para a interrupçào
da aula para perguntas, para mostrar o workspace do aluno para o professor),
invertendo os papéis dos clientes/servidores. A figura a seguir
ilustra a arquitetura proposta.
Implementação CORBA
Consideramos a junção Java/CORBA a tecnologia mais adequada
para esta implementação pelos seguintes motivos: