Situação 1 + Situação 2

IA 368 F - Aula de 30/04/98
Cenário

Aula Síncrona, não necessariamente presencial:

Na UMTE há uma sala de aula, onde o professor possui computador, datashow, câmera, e todo o equipamento
necessário para ministrar a aula. Os alunos poderão estar presentes nesta sala de aula (conectados ou não a micros individuais), mas também podem  se conectar remotamente (a aula em áudio/vídeo, o material didático, simulações, etc chegam até o computador dele). O importante nesse cenário é que é o professor quem controla a aula. i.e., controla o que está sendo mostrado, as interrupções para responder dúvidas, etc.

Funcionalidade

O material da aula está num servidor de conteúdo, e é enviado para o computador do professor antes dele iniciar a aula. A partir daí, o professor pode usar este material durante a aula (por ex., uma simulação pode ser usada com parâmetros fornecidos pelos alunos). O professor também pode colocar algum material adicional no seu próprio micro (uma nova simulação. por ex.). O aluno que assiste a aula na sala pode ter acesso a este material através da tela do seu micro ou através do telão da sala (caso ele não tenha um micro individual). O aluno conectado remotamente recebe todo esse material em seu micro e ainda o vídeo da aula ministrada em tempo-real.

Dados e Serviços

A arquitetura proposta para esta implementação contem 2 servidores: um servidor administrativo e um servidor de conteúdo. No primeiro servidor encontram-se os dados dos professores (perfis), os dados dos alunos matriculados em cada disciplina, as notas e outros dados que dizem respeito à administração do curso. No servidor de conteúdo encontram-se todas as ferramentas e dados que compõem a disciplina (simulações, Java applets, ferramentas de shared workspace, etc).

Para evitar a sobrecarga dos servidores (especialmente o de conteúdo), propomos também a criação de um (ou vários) proxy entre os clientes e os servidores. Além de evitar a sobrecarga nos servidores, este proxy faria a distribuição dos "objetos" da disciplina (por exemplo, ele determinaria que o vídeo da aula deve ser mandado apenas para clientes remotos, e não para clientes localizados na sala de aula). Aliado à flexibilidade do CORBA, o proxy também administraria o envio de informação dos clientes para os servidores (por exemplo, para a interrupçào da aula para perguntas, para mostrar o workspace do aluno para o professor), invertendo os papéis dos clientes/servidores. A figura a seguir ilustra a arquitetura proposta.
 

Implementação CORBA

Consideramos a junção Java/CORBA a tecnologia mais adequada para esta implementação pelos seguintes motivos: