Críticas à Especificação/Implementação da Situação 1

Grupo: Alberto, J. Roberto, M. Flavia, Ricardo C., e Silvio (relator)

A principal crítica à especificação desenvolvida pelo grupo 1 está relacionada ao caracter estático da aula em relação ao material computacional. Ou seja, é impossível ao professor trazer qualquer material computacional novo para ser apresentado durante a aula, e inserida ao contexto do curso, sem que este material tenha sido previamente colocado na página do curso. Nós entendemos que isto representa uma certa limitação. O ideal seria que material do curso estivesse preparado com alguns "stubs" para inserções de "applets" de última hora.

Uma segunda crítica diz respeito à necessidade do servidor de disciplina. Isto é, o servidor que armazena informações gerais sobre as disciplinas oferecidas (identificação, código, sala de aula, prédio, turma e informações adicionais). Nós achamos que os dados a serem armazenados constituem uma simples tabela com poucas colunas e linhas, sendo desnecessário a utilização de um servidor dedicado a isto. Esta tabela poderia estar armazenada no servidor administrativo.

A terceira crítica está relacionada ao texto apresentado. A especificação do servidor de conteúdo diz: "todos os objetos que compõem uma disciplina, mais a turma (composta de professor + sigla da disciplina + status da disciplina). Ex: simuladores, textos, imagens, etc.". Ao nosso entendimento, não está especificado se os objetos que compõem uma disciplina são distribuídos ou não. Acreditamos que estes objetos podem estar distribuídos em vários diferentes servidores. Sendo assim, achamos que texto deva ser claro a respeito desta distribuição.


ricarte@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Tue May 5 10:35:11 BRA 1998