Programação WEB e CORBA - Análise da situação 3

Participantes: João Carlos Orosz, Márcia Pimenta, Marcelo Franco, Maria Angélica C. Andrade Cardieri, Raquel C. Bosnardo, Rossano P. Pinto

Na aula do dia 28/04/98 foram discutidas situações relativas á programação na Web onde se distinguiam quatro cenários envolvendo o uso das tecnologias disponíveis em ambientes educacionais. Em sequência, na aula do dia 30/04 /98 cada cenário descrito foi analisado por um grupo distinto. Segue abaixo a descrição da situação, um resumo da proposta elaborada e a análise realizada pelo nosso grupo.

Descrição da situação 3: O estudante tem a liberdade de cobrir o material relativo a um tópico no momento que lhe for mais oportuno, buscando informação no servidor de material. O uso das tecnologias deixa de ser demonstrativa passando a ser interativa. Todas as comunicações são assíncronas, mas não são restritas a comunicações entre aluno e professor.

Resumo da solução proposta no dia 28/04:

As seguintes funcionalidades foram definidas: Identificação do Aluno, Seleção do Material, Composição e disponibilização do Material, Tópicos de Testes de avaliação, Acompanhamento do aluno ao material.

Três servidores seriam utilizados: O servidor acadêmico (identificação do aluno e histórico acadêmico), o servidor de curso (histórico de navegação) e o servidor de banco de dados. Seriam utilizados forms html com CGI e CORBA. O perfil do aluno, gerado através da combinação ( identificação + histórico acadêmico + histórico de navegação), conduziria a seleção do material a ser disponibilizado. Mecanismos de IA e tomada de decisão poderiam ser utilizados neste passo. Através de uma "estrutura de organização dos componentes acessados" consultada via servidor de banco de dados o aluno terá acesso ao material do curso. A comunicação entre os servidores seria implementada usando CORBA.

Análise da situação (dia 30/04):

Com base na proposta do grupo, foram identificadas as seguintes dúvidas/observações:

Porque não utilizar somente CORBA para comunicação com o servidor?

Porque restringir este acesso a um perfil existente e não deixar que o próprio aluno pesquise o tópico que lhe for conveniente?

Qual a necessidade do uso de CGI no servidor e porque não Servlets?

Desenhos: Nas figuras 1 e 2 o texto não condiz com o apresentado em relação a abrangência do CORBA. A seta que liga o servidor de curso ao servidor acadêmico não deveria ser bidirecional ?

Qual a função exata da estrutura de organização dos componentes?

No item 4 não está detalhado o porque da necessidade (ou da vantagem) de se usar java applet para acessar o banco de dados.


ricarte@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Tue May 5 10:38:05 BRA 1998