Phong facetado

Neste modelo de tonalização, o modelo de iluminação é calculado para cada pixel do polígono, e a normal da superfície aproximada a qual é usada para tonalizar o polígono é igual em todos os pontos do polígono.

A seguir, este modelo encontra-se exemplificado para esferas e cilindros aproximados por polígonos em resoluções (número de polígonos que aproximam a superfície) diferentes.

Esfera em baixa resolução
Esfera em média resolução
Esfera em alta resolução


Cilindro em baixa resolução
Cilindro em média resolução
Cilindro em alta resolução


Observando-se as imagens acima, percebe-se todos os objetos apresentam um caráter facetado, uma vez que a normal da superfície usada para tonalizar o polígono é igual em todos os pontos do mesmo. Dessa forma, na transição de um polígono para o outro, há uma mudança brusca na normal a ser usada no modelo de iluminação, fazendo com que as superfícies que refletem a luz na direção perpendicular ao observador apareçam mais claras e as que não se comportam desta forma apareçam mais escuras.

Nota-se também, que as imagens apresentam uma silhueta facetada e que essa característica só se atenua conforme aumenta o número de polígonos que aproximam a superfície em questão (conforme aumenta a resolução).

Nestas imagens, o "highlight" aparece mais bem definido, visto que o modelo de iluminação é aplicado a cada pixel do polígono. No entanto, ainda é provocada uma impressão de que ele se move pelo objeto conforme a imagem é animada. Porém, esta impressão é causada pelo fato de que, como o objeto está em rotação, o ponto em que o "highlight" deve aparecer é ocupado por diferentes superfícies posicionadas destintamente em relação ao observador. Como o modelo de iluminação aplicado ao objeto leva em conta a posição relativa entre observador e objeto, este ponto vai ser iluminado de maneira diferente conforme a imagem é animada e portanto o "highlight" deve aparecer de forma desigual conforme o objeto sofre rotação.

Veja ainda os seguintes modelos de tonalização:Gouraud facetado,Gouraud com suavização geométrica e Phong com suavização geométrica.


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