Neste modelo de tonalização, o modelo de iluminação é aplicado apenas
nos vértices do polígono sendo que as cores destes vértices são
interpoladas ao longo do interior da superfície. Porém, diferentemente do
Gouraud facetado a normal desta superfície usada para
tonalizar o polígono é calculada a partir da interpolação das
normais dos vértices do polígono.
A seguir, este modelo encontra-se exemplificado para esferas e cilindros aproximados por
polígonos em resoluções (número de polígonos que
aproximam a superfície) diferentes.
Esfera em baixa resolução
Esfera em média resolução
Esfera em alta resolução
Cilindro em baixa resolução
Cilindro em média resolução
Cilindro em alta resolução
Observando-se as imagens acima, percebe-se que nenhum dos objetos apresenta caráter
facetado como ocorria no modelo Gouraud facetado, uma vez que
a normal da superfície usada para sombrear o polígono é calculada pela
interpolação das normais dos vértices do mesmo. Dessa forma, a
transição de um polígono para o outro ocorre de forma mais suave
dando um aspecto mais curvo à superfície.
Nota-se também, que os objetos apresentam uma silhueta facetada e que essa característica só se atenua conforme aumenta o número de polígonos que aproximam a superfície em questão (conforme aumenta a resolução da imagem).
Outro problema também presente é o aspecto do "highlight". Percebe-se que
há mudança em sua intensidade e forma, provocando a impressão de que
ele se "espalha" pelo objeto. Isto se deve ao fato de que o modelo de iluminação é aplicado apenas nos vértices e a intensidade ao longo
do polígono é linearmente interpolada entre as intensidades dos
vértices.Assim sendo, quando um determinado vértice deveria apresentar um
"highlight" a intensidade deste "highlight" é
interpolada com as intensidades dos demais pontos do polígono, fazendo com que o
"highlight" se espalhe pelo mesmo. Porém, não é mais causada a impressão de que o "highlight" se movimenta pelo objeto. O motivo disto é que os objetos não são facetados e, portanto, o ponto em que o "highlight" deve aparecer está sempre na mesma posição em relação ao observador.