Neste modelo de tonalização, o modelo de iluminação é
aplicado apenas nos vértices do polígono sendo que as cores destes
vértices são interpoladas ao longo do interior da superfície.
A normal desta superfície usada para tonalizar o polígono é igual em
todos os pontos do polígono inclusive em seus vértices.
A seguir, este modelo encontra-se exemplificado para esferas e cilindros aproximados por
polígonos em resoluções (número de polígonos que
aproximam a superfície) diferentes.
Esfera em baixa resolução
Esfera em média resolução
Esfera em alta resolução
Cilindro em baixa resolução
Cilindro em média resolução
Cilindro em alta resolução
Observando-se as imagens acima, percebe-se que todos os objetos apresentam um caráter
facetado,
uma vez que a normal da superfície usada para tonalizar o polígono é
igual em todos os pontos do mesmo. Dessa forma, na transição de um
polígono para o outro, há uma mudança brusca na normal a ser usada no
modelo de iluminação, fazendo com que as superfícies que refletem a luz na direção perpendicular ao observador apareçam mais claras e as que não se comportam desta forma apareçam mais escuras.
Nota-se também, que os objetos apresentam uma silhueta facetada e que essa
característica só se atenua conforme aumenta o número de
polígonos que aproximam a superfície em questão
(conforme aumenta a resolução).
Outro problema é o aspecto do "highlight". Percebe-se que
há mudança em sua intensidade e forma, provocando a impressão de que
ele se "espalha" pelo objeto. Isto se deve ao fato de que o modelo de iluminação é aplicado apenas nos vértices e a intensidade ao longo
do polígono é linearmente interpolada entre as intensidades dos
vértices. Assim sendo, quando um determinado vértice
deveria apresentar um "highlight" a intensidade deste
"highlight" é interpolada com as intensidades dos demais pontos do
polígono, fazendo com que o "highlight" se espalhe pelo mesmo.