Gouraud facetado

Neste modelo de tonalização, o modelo de iluminação é aplicado apenas nos vértices do polígono sendo que as cores destes vértices são interpoladas ao longo do interior da superfície. A normal desta superfície usada para tonalizar o polígono é igual em todos os pontos do polígono inclusive em seus vértices.

A seguir, este modelo encontra-se exemplificado para esferas e cilindros aproximados por polígonos em resoluções (número de polígonos que aproximam a superfície) diferentes.

Esfera em baixa resolução
Esfera em média resolução
Esfera em alta resolução


Cilindro em baixa resolução
Cilindro em média resolução
Cilindro em alta resolução


Observando-se as imagens acima, percebe-se que todos os objetos apresentam um caráter facetado, uma vez que a normal da superfície usada para tonalizar o polígono é igual em todos os pontos do mesmo. Dessa forma, na transição de um polígono para o outro, há uma mudança brusca na normal a ser usada no modelo de iluminação, fazendo com que as superfícies que refletem a luz na direção perpendicular ao observador apareçam mais claras e as que não se comportam desta forma apareçam mais escuras.

Nota-se também, que os objetos apresentam uma silhueta facetada e que essa característica só se atenua conforme aumenta o número de polígonos que aproximam a superfície em questão (conforme aumenta a resolução).

Outro problema é o aspecto do "highlight". Percebe-se que há mudança em sua intensidade e forma, provocando a impressão de que ele se "espalha" pelo objeto. Isto se deve ao fato de que o modelo de iluminação é aplicado apenas nos vértices e a intensidade ao longo do polígono é linearmente interpolada entre as intensidades dos vértices. Assim sendo, quando um determinado vértice deveria apresentar um "highlight" a intensidade deste "highlight" é interpolada com as intensidades dos demais pontos do polígono, fazendo com que o "highlight" se espalhe pelo mesmo.

Veja ainda os seguintes modelos de tonalização:Gouraud com suavização geométrica, Phong facetado e Phong com suavização geométrica.


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