RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


RMM
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Níveis

Nível Externo

Inicialmente é gerada uma modelagem infológica estrutural usando o modelo E-R, com nenhuma preocupação com os aspectos comportamental, de restrições ou de conteúdo. Não havendo, também, preocupação com a determinação de significado ou de âncoras (neste primeiro momento).

No mais, conforme o processo de projeto avança para a sua implementação, nota-se que com o serviço de navegação agrega-se à preocupação estrutural, questões comportamentais e de restrições.

Nível Intermediário

No segundo passo da metodologia, há uma preocupação em criar, de maneira intermediária, estruturas, denominadas "slices", que acabam representando os nós para navegação. Uma entidade é "dividida" e seus pedaços agrupados em "slices" que são posteriormente inter-conectados. Ligações estruturais, que conectam pedaços de informação dentro da mesma instância, diferenciam-se dos relacionamentos associativos, que inter-conectam diferentes instâncias, geralmente, de diferentes entidades.

O projeto de entidades basicamente determina como a informação nas entidades escolhidas serão apresentadas e acessadas. "Slices" são definidos, agrupando um ou mais atributos de uma entidade. Cada entidade tem, pelo menos, um "slice" distinto, o seu "head", que é usado como "default" para ancorar ligações direcionadas à entidade.

No terceiro passo projetam-se os caminhos que permitirão navegação, com base nos dois passos anteriores. Pode-se considerar esse passo como a geração de um modelo de navegação estrutural abstrato.

Nível Físico

O projeto do protocolo de conversão prevê a necessidade de mapeamento e/ou conversão da modelagem até então obtida. Problemas que agravam esta etapa é a possível falta de aderência dos modelos alvo às abstrações usadas anteriormente.

RMM ___ Sobre o Mapa RMM ___ Mecanismos Interface RMM___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar