RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


RMM
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Modelo de Navegação

Existe uma preocupação em distinguir ligações que conectam informações (atributos) de uma mesma classe de entidades (ligação estrutural) das que conectam de diferentes classes de entidades (ligação associativa), para permitir indicar visualmente isso ao usuário.

Assim, a modelagem inicial passa para uma modelagem intermediária onde estão registrados os "slices" e as ligações associativas e estruturais.

Mecanismos poderosos para a definição de índices, grupos e "guided tours", além de combinações, estão disponíveis, havendo a possibilidade, inclusive, de se associar condições que indicam a quais instâncias se tem acesso através do mecanismo. Essas estruturas de acesso são posicionadas entre "slices" no terceiro passo da metodologia.

Não existe preocupação com múltiplas perspectivas.

Há uma certa preocupação com o problema de "perdidos no espaço", na medida em que existe o projeto de comportamento em tempo de execução e seus mecanismos tipo "backtracking".

Não há preocupação em explorar múltiplos hiper-espaços de navegação nem em permitir navegação entre diferentes modelagens.

RMM ___ Mecanismos Interface RMM ___ Principais Aspectos RMM___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar