RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


RMM
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Descrição

RMM, Relationship Management Methodology [9], é uma metodologia para projeto e construção de aplicações hipermídia. RMM é baseado no modelo de dados HDM e seu sucessor HDM2 [5], que suportam esquemas para representação de dados mas provêm pouco de procedimentos para o uso de representações em um processo de projeto.

RMM provê primitivas para especificar como a informação é estruturada, divididas em três perspectivas: domínio E-R, domínio RMD e acesso. No domínio RMD a primitiva "slice" permite modelar como a informação deve ser apresentada. As primitivas de acesso modelam a navegação.

A metodologia por trás do RMM é constituída de 7 passos: projeto E-R, projeto de entidades, projeto de navegação, projeto do protocolo de conversão, projeto de telas para interface com o usuário, projeto do comportamento em tempo de execução, e construção.

Existe uma preocupação em RMM relacionada com a volatilidade da informação que já se encontra implementada na metodologia e para o tratamento do que é considerada altamente apropriada.

O enfoque do RMM é com aplicações que apresentem "estrutura regular", ou seja, cujo domínio de interesse ofereça a possibilidade de se modelar classes de entidades, relacionamentos entre classes e múltiplas instâncias em cada classe.


RMM ___ Sem Saída ___ Sobre o Mapa RMM___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar