RELATÓRIO TÉCNICO DCA-1997/12

Carlos Miguel Tobar e Ivan Luiz Marques Ricarte



CATEGORIZAÇÃO DE MODELOS DISPONÍVEIS
NO MAPA DE CATEGORIZAÇÃO ABSTRATA


HyTime
Descrição
Mapa de Categorização Abstrata
Níveis
Mecanismos Interface para Mapeamento
Modelo de Navegação
Principais Aspectos Considerados
Observações
Mapa Gráfico


Modelo de Navegação

No HyTime uma âncora é denominada localização de documento ("document location") e tem como significado uma seção de dado que é designada como um extremo de alguma hiperligação. A existência de âncoras depende de estar designada em uma hiperligação.

A localização de elementos em HyTime, possíveis âncoras, pode se realizar diretamente por nome, relativamente por posição em um espaço mensurável e por construção semântica (valor de um atributo ou por intermédio de uma aplicação). O HyTime admite que alguns dos objetos que podem ser referenciados abrangem, além de conteúdo codificado, programas (para mediar uma interação, por exemplo) e "scripts" (estruturais para o HyTime).

As construções para ligações são bastante poderosas, permitindo desde navegação de ligações n-árias até ligações dinâmicas, baseadas em consultas, HyQ, sobre propriedades de objetos HyTime, que produz ligações dinâmicas e consiste em uma forma de localização. HyQ é uma linguagem funcional restrita que retorna listas de elementos estruturais.

Em um ilink, ligação independente que constitui o tipo mais genérico de ligação, com múltiplos extremos, pode-se restringir a direção de travessia entre objetos. Quando usado em conjunto com certas construções para endereçamento de localização, pode-se definir uma seqüência em cascata de hiperligações que podem ser navegadas, uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo, fornecendo, assim, um mecanismo para ajudar no problema de "perdidos no espaço".

Existe a possibilidade de referenciar objetos externos e que poderiam pertencer à modelagem de outro documento, porém não existe forma de indicar que isso está acontecendo. A visão da modelagem é em relação a um único espaço de navegação.

Não existem mecanismos que permitam a criação de múltiplos espaços de navegação, sem redundância de dados.

Um dos módulos do HyTime, o módulo de fornecimento, pode ser adaptado para assuntos relacionados a perspectivas, através de modificadores, que podem afetar os objetos apresentados (colorir por exemplo). Porém, os modificadores e sua semântica não estão padronizados no HyTime.

HyTime ___ Mecanismos Interface HyTime ___ Principais Aspectos HyTime___ Sem Saída






Sugestões e Comentários: Carlos M. Tobar