next up previous contents
Next: Programas assembly Up: Carregadores e ligadores Previous: Carregadores e ligadores   Sumário


Montadores

O processo de montagem recebe como entrada um arquivo texto com o código fonte do programa em assembly e gera como saída um arquivo binário, o módulo objeto, contendo o código de máquina e outras informações relevantes para a execução do código gerado.

Em geral, montadores oferecem facilidades além da simples tradução de código assembly para código de máquina. Além das instruções do processador, um programa fonte para o montador pode conter diretivas ou pseudo-instruções definidas para o montador (e não para o processador), assim como macro-instruções, uma seqüência de instruções que será inserida no código ao ser referenciada pelo nome. Um montador que suporte a definição e utilização de macro-instruções é usualmente denominado um macro-montador (macro-assembler). Um montador multiplataforma (cross-assembler) é um montador que permite gerar código para um processador-alvo diferente daquele no qual o montador está sendo executado.

Na seqüência apresenta-se brevemente as atividades relacionadas ao processo de montagem, partindo da descrição do formato de entrada esperado até a geração do módulo-objeto de saída.



Subsections

Ivan L. M. Ricarte 2003-02-14