next up previous contents
Next: Montagem e carregamento combinados Up: Montadores Previous: Criação da tabela de   Sumário


Formato do módulo objeto

Com o processo de montagem, os segmentos do programa assembly são convertidos em arquivos no formato de módulo objeto, que serão posteriormente carregados para execução na memória. Tipicamente, um arquivo objeto contém os seguintes itens de informação:

Cabeçalho:
contém a identificação do tipo de arquivo e dados sobre o tamanho do código e eventualmente o arquivo que deu origem ao arquivo objeto;

Código gerado:
contém as instruções e dados em formato binário, apropriado ao carregamento;

Relocação:
contém as posições no código onde deverá ocorrer mudanças de conteúdo quando for definida a posição de carregamento;

Símbolos:
contém os símbolos globais definidos no módulo e símbolos cujas definições virão de outros módulos;

Depuração:
contém referências para o código fonte, tais como o número de linha, nomes originais dos símbolos locais e estruturas de dados definidas.

Nem sempre todas essas informações precisam estar presentes no módulo objeto. Por exemplo, um arquivo em formato COM no sistema operacional DOS contém apenas o código gerado. Neste caso, algumas restrições são impostas para garantir essa simplicidade. A posição de carregamento é pré-definida no endereço 0x100 de algum segmento livre e o tamanho do código não deve exceder a capacidade de endereçamento interno a um segmento (64 KBytes). Caso o arquivo exceda esse tamanho, o programador será responsável por garantir a operação correta do programa executável.


next up previous contents
Next: Montagem e carregamento combinados Up: Montadores Previous: Criação da tabela de   Sumário
Ivan L. M. Ricarte 2003-02-14